EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

17 de setembro, de 2019 | 20:00

Projeto Pomar Urbano revitaliza áreas em Ipatinga

Ao todo, foram revitalizadas 11 áreas do município com o plantio de 485 mudas

Secom-PMI
Locais usados anteriormente para o descarte de lixo foram recuperados pelo projeto, que visa criar paisagens mais agradáveis no espaço urbanoLocais usados anteriormente para o descarte de lixo foram recuperados pelo projeto, que visa criar paisagens mais agradáveis no espaço urbano

Na semana em que se comemora o Dia da Árvore (21 de setembro), o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga divulgou, nesta terça-feira (17), o resultado do “Projeto Pomar Urbano”. Ao todo, foram revitalizadas 11 áreas do município com o plantio de 485 mudas.

Realizada juntamente com a Infrater Engenharia, a iniciativa tem como objetivo criar paisagens mais agradáveis dentro do espaço urbano, eliminando áreas degradadas. A partir de demandas apresentadas também pela população, é promovida a recuperação ambiental e paisagística em pontos de despejo irregular de lixo, transformados em espaços verdes e de produção de alimentos.

O projeto, conforme a secretaria, teve início com a implantação de um pomar em um terreno localizado na avenida Londrina, no bairro Veneza. Em seguida, outra área pública foi recuperada no Canaã.

Os locais, comumente utilizados para o descarte irregular de lixo e entulho, foram transformados em verdadeiros pomares urbanos com a plantação e frutas, como goiaba, acerola, pitanga, romã, amora, laranja, laranja-campista, limão-taiti, laranja-Bahia, tangerina-ponkan, laranja-serra-d’água e jambo.

Entre os locais que receberam maiores quantidades de mudas estão o bairro Vila Celeste, numa área anteriormente usada como lixão a céu aberto (foram plantadas 92 mudas de espécies variadas de árvores frutíferas); a avenida Londrina, no bairro Veneza II (que recebeu 84 mudas), e o Parque Ipanema (65 mudas). Além destes locais, bairros como Bethânia, Bom Retiro, Bela Vista, Cidade Nobre, Cariru, Iguaçu, Limoeiro e Vila Ipanema também foram contemplados com o projeto.

Meta

Segundo a administração municipal, a meta estipulada para o plantio de árvores frutíferas foi alcançada no período de um ano. Para 2020, o objetivo é duplicar a quantidade de mudas plantadas. Para isso, o Departamento de Meio Ambiente já mapeia os terrenos baldios que estão em mau uso no município e identifica as variedades frutíferas adequadas para cada um deles.

“Logo que a área é identificada, segue-se a limpeza, preparação do solo, plantio das mudas e manutenção. A Secretaria pretende chegar até o fim do ano que vem com quase mil novas mudas plantadas, mas para isso é importante que a população seja parceira no projeto, ajudando a cuidar das árvores, não jogando lixo ou entulho e denunciando aqueles que agem de forma criminosa”, orienta o Departamento de Meio Ambiente.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Dendrologista

18 de setembro, 2019 | 20:40

“Da forma que esta sendo cortadas , arrancada ou até mesmo mutiladas por pessoas ineficiêntes , garanto que meus filhos não terão uma Ipatinga arborizado como antes . Eleita as 3 mais do Brasil .
Tá um absurdo tão grande eles só querem cortar as árvores pra proteger a rede e possíveis quedas, tudo conversa fiada .
Estão enchendo a estrada da amizade( entre Fabriciano e Ipatinga ) de restos de árvores . E um absurdo . Estão cortando tanto as árvores que já estão sem espaço pra descarte .
Espero que essa informação possa chegar as autoridades competentes.
Grato”

Envie seu Comentário