17 de setembro, de 2019 | 18:00

Corujão da Saúde concorre a prêmio nacional

O objetivo é identificar e incentivar políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras

Divulgação PMCF
Programa concorre ao 3º Prêmio Cidades Sustentáveis, na categoria Acesso a Serviços em saúde, educação e infraestruturaPrograma concorre ao 3º Prêmio Cidades Sustentáveis, na categoria Acesso a Serviços em saúde, educação e infraestrutura

O programa Corujão da Saúde, de Coronel Fabriciano, concorre ao 3º Prêmio Cidades Sustentáveis, na categoria Acesso a Serviços em saúde, educação e infraestrutura, informou o governo municipal. O Prêmio é realizado pelo Programa Cidades Sustentável e pela Oxfam Brasil, com apoio do CITinova, Instituto Arapyau e Fundação Ford, em parceria com Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. O objetivo é identificar e incentivar políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras.

A cerimônia será realizada nesta quarta-feira (18), durante a conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, que reúne o 3º Encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, em São Paulo. No total, foram 114 projetos inscritos por 61 cidades de 15 Estados do Brasil. A premiação leva em conta resultados concretos e mensuráveis em três categorias: Desigualdade econômica (foco em gênero e raça); Acesso a serviços (Saúde, Educação e Infraestrutura); e Acessibilidade.

O prefeito Marcos Vinicius participará da cerimônia do 3º Prêmio Cidades Sustentáveis, na rodada de prefeitos e painéis temáticos sobre políticas públicas e planejamento urbano que integram a programação do evento. “Estamos honrados pelo Corujão da Saúde concorrer, mais uma vez, a um prêmio nacional. A indicação mostra que é possível fazer gestão eficiente na saúde mesmo com poucos recursos. O encontro também será uma oportunidade para conhecer novas práticas e buscar parcerias para nossa cidade, tornando-a mais justa e sustentável”, conclui.

Corujão da Saúde

O programa foi implantado em abril de 2017 e oferta consultas médicas fora do horário comercial aos pacientes do SUS. São duas modalidades de serviço: o Corujão Clínico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santa Cruz, para casos de emergência em clínica médica, pediatria e enfermagem, sem necessidade de agendamento. E o Corujão Especialidades, na UBS do Centro, com consultas em 15 especialidades médicas, via agendamento na unidade de saúde de referência do paciente.

Conforme a administração de Coronel Fabriciano, somente de janeiro a julho deste ano foram mais 13 mil atendimentos – 7.821 clínicos e 5.012 pediátricos –, apenas na UBS do Santa Cruz.

O programa também já foi escolhido entre 150 ações pelo país que servirão de exemplo em um banco de práticas do Governo Federal. Ainda foi finalista no IX Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal – Eixo Saúde, da Associação Mineira de Municípios (AMM).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário