16 de setembro, de 2019 | 20:30

Coronel Fabriciano disponibiliza bomba fumacê para eliminar pernilongos

Diante do incômodo causado pelos pernilongos, o governo informa que decidiu investir recursos próprios na ação em socorro aos moradores

Divulgação PMCF
Equipamento começa a ser utilizado nesta terça-feira em alguns bairros da cidadeEquipamento começa a ser utilizado nesta terça-feira em alguns bairros da cidade

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano adquiriu nesta semana uma bomba fumacê, para intensificar a caçada aos pernilongos (Culex) no município. O novo equipamento começa a ser usado nesta terça-feira (17), nos bairros: Santa Helena, Santa Terezinha I e II, Mangueiras, Amaro Lanari, Caladinho de Cima, e posteriormente se estenderá para outros bairros.

Diante do incômodo causado pelos pernilongos, o governo informa que decidiu investir recursos próprios na ação em socorro aos moradores. Em todo o Estado, quem comanda esse tipo de trabalho é a Secretaria Estadual da Saúde. “Em Fabriciano a prefeitura vai disponibilizar o fumacê; na verdade compramos os equipamentos para não ter que depender do estado”, informou o prefeito Marcos Vinicius.

No último fim de semana, o município espalhou agentes com bombas costais nos bairros Judith Bering, Frederico Ozanan, Manoel Maia, Floresta, Alipinho, Santo Antônio, Silvo Pereira I, e Melo Viana, que margeiam córregos e estão entre os mais infestados por pernilongos.

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, recomenda aos moradores que, no momento em que o fumacê estiver circulando pelas ruas, abram portas e janelas, protejam as gaiolas de pássaros e não exponham os animais. “É importante deixar o inseticida circular dentro das casas para eliminar os pernilongos”.

Dicas de proteção
Para evitar que os pernilongos entrem nas residências, é necessário medidas de proteção adequada. Lembrando que o uso do repelente é indispensável para proteção contra picadas do pernilongo.

Outras medidas importantes são: colocar telas nas portas e janelas; utilizar mosquiteiros; e fazer o uso de equipamentos que formem correntes de ar (ventiladores e ar-condicionado).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luiza

17 de setembro, 2019 | 11:50

“Liguem na Ouvidoria da Prefeitura, a comunidade tem que aprender a usar o canal. Se não usar para pedir, reclamar, denunciar, sugerir não adianta ter.”

Maria

17 de setembro, 2019 | 09:50

“Bairro São Cristóvão está cheio de pernilongos”

Leide

17 de setembro, 2019 | 06:28

“O bairro são Vicente tbm está precisando desta fumaça”

Vilma

17 de setembro, 2019 | 02:43

“O bairro dos professores tb está precisando de fumaçe. Muito obrigada pela atenção.”

Envie seu Comentário