17 de setembro, de 2019 | 07:05

Cadastro biométrico ainda não é obrigatório no Vale do Aço

O chefe da 131ª Zona Eleitoral, Leonardo Souza, alerta que, apesar disso, o aconselhável é que as pessoas busquem o quanto antes pelo atendimento, para que as filas sejam evitadas

Wôlmer Ezequiel
Apesar de ainda não haver obrigatoriedade, eleitores devem procurar a Justiça Eleitoral para evitar as filasApesar de ainda não haver obrigatoriedade, eleitores devem procurar a Justiça Eleitoral para evitar as filas

Os eleitores do Vale do Aço ainda não têm a obrigação de realizar o cadastro biométrico. Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e os municípios que pertencem à essas comarcas eleitorais fazem parte de um conjunto em que a Justiça Eleitoral ainda não determinou um prazo limite para o recadastro. O chefe da 131ª Zona Eleitoral, Leonardo Souza, alerta que, apesar disso, o aconselhável é que as pessoas busquem o quanto antes pelo atendimento, para que as filas sejam evitadas.

“Estamos divulgando junto ao Diário do Aço e outros veículos, no intuito de alertar os eleitores de forma tranquila, que não deixem de nos procurar, de acordo com as possibilidades, enquanto não ocorre essa obrigatoriedade. Nosso intuito é evitar a formação de filas e também a demora desnecessária no atendimento”, aponta Leonardo. Ele informa que a adesão à biometria ainda está muito baixa, considerando-se os municípios que são de responsabilidade do foro eleitoral de Ipatinga: Ipatinga, Ipaba, Santana do Paraiso e Bugre.

Em Ipatinga, por exemplo, são 174.226 eleitores, mas até o dia 16 de setembro, apenas 28.180 procuraram pela Justiça Eleitoral. “Temos um percentual de 16,17%. Já em Santana do Paraíso, que é o segundo município em eleitorado, são 21.215 eleitores, apenas 3.316 vieram até nós, o que corresponde a 15,63%. Em seguida temos Ipaba, com 13.707 e 1.238 que buscaram a biometria (9,03%). Bugre tem 4.139 eleitores e somente 572 pessoas passaram pelo processo, então 13,82%, número bem aquém do que aquilo que a gente espera atender”, destaca.

Agendamento

Os eleitores podem fazer o agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), www.tre-mg.jus.br, ou pelo disque eleitor, número 148. Feito esse contato, poderá agendar um horário e um dia de sua preferência. O horário de funcionamento do cartório eleitoral de Ipatinga é das 12h às 18h, de segunda à sexta-feira. “Feito o agendamento, nosso atendimento é ágil, dura em torno de 10 a 15 minutos”, adianta Leonardo Souza.

O chefe do cartório observa que o cadastro biométrico passou a englobar todos os procedimentos que a Justiça Eleitoral realiza, como por exemplo, no caso do jovem que fará seu primeiro título ou no caso de transferência. “Todos esses casos, de revisão, transferência e primeiro título eleitoral, envolvem uma operação biométrica. A pessoa, ao nos procurar, já é ‘biometrizada’. Além desses serviços, no prazo que ainda temos antes da próxima eleição, fornecemos as certidões, de quitação eleitoral, de crimes eleitorais e partidárias aos filiados e representantes de partidos.

A única ressalva que é feita é em relação às operações na inscrição eleitoral das pessoas é que, nos 150 dias que antecedem a eleição - até meados de maio do ano que vem -, o cadastro fecha, para que possamos programar essa base de dados e prepará-la para os dados que serão inseridos nas urnas. Até lá, ofertamos todos esses serviços à população”, salienta.

Alerta

Leonardo Souza reitera que os eleitores se programem para que não tenham dor de cabeça. Assim como em todos os anos eleitorais, como será 2020, a tendência é que nos meses de fevereiro, março e abril o cartório eleitoral fique cheio.

“Se as pessoas puderem nos procurar de acordo com suas possibilidades, ainda este ano, fazendo o agendamento, é interessante. Porque ao se tornar obrigatória a biometria, as filas ficarão imensas, então a pessoa pode acabar perdendo um dia inteiro de trabalho para resolver algo que levaria 10 minutos em um cronograma normal. Fica o apelo para que nos procurem o quanto antes, embora a não obrigatoriedade, para que fiquem livre de filas e demais transtornos”, conclui o chefe da 131ª Zona Eleitoral. Em Ipatinga, o cartório fica situado na avenida Zita Soares de Oliveira, 134 – Novo Centro.

(Bruna Lage - Repórter)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antonio Geraldo da Silva

31 de janeiro, 2020 | 12:17

“Eu quero saber se em AÇUCENA
JA E OBRIGATORIO FAZER BIOMETRIA ELEITORAL”

Envie seu Comentário