Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de setembro, de 2019 | 19:00

Projeto Novos Caminhos Timóteo será lançado na próxima semana

Em março deste ano, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, assinou um termo de compromisso na Secretaria de Estado de Administração Prisional, em Belo Horizonte, para o aproveitamento dos presos na limpeza da cidade

Divulgação
Parceria entre municípios, empresas e entidades utiliza mão de obra de apenados para a produção de bloquetes com siderbrita da UsiminasParceria entre municípios, empresas e entidades utiliza mão de obra de apenados para a produção de bloquetes com siderbrita da Usiminas

A administração de Timóteo lança na próxima quinta-feira (19), às 19h, o Projeto Novos Caminhos Timóteo, que visa à ressocialização de indivíduos privados de liberdade na produção de bloquetes à base de siderbrita (agregado siderúrgico) da Usiminas.

A iniciativa conta com a parceria de várias instituições como a própria Usiminas, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (CIMVA), Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Aço; Precomol Premoldados e Construções; Presídios de Coronel Fabriciano e Timóteo; e Governo do Estado de Minas Gerais.

Em março deste ano, o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, assinou um termo de compromisso na Secretaria de Estado de Administração Prisional, em Belo Horizonte, para o aproveitamento dos presos na limpeza da cidade. O programa atende no município cerca 50 presos de Timóteo e Coronel Fabriciano que tenham bom comportamento e preencham os critérios estabelecidos por uma comissão interna de análise dos dois presídios. A cada três dias trabalhados, o preso tem um dia descontado da sua pena.

Piloto
A partir do sucesso dessa iniciativa, informa o governo, foi discutido com os parceiros o desenvolvimento de um projeto piloto para a produção de bloquetes com a utilização da siderbrita, fornecida pela siderúrgica em Ipatinga. Os bloquetes são produzidos na cadeia pública de Timóteo e utilizados em praças, calçadas, estacionamento e pavimentação de ruas. “Esse é o grande diferencial do nosso projeto, pois além do ponto de vista ambiental, esses bloquetes serão usados na pavimentação de vias e reconstituição de calçadas e outros pavimentos”, explicou Douglas Willkys.

A produção dos blocos com siderbrita será um projeto piloto e, dependendo da viabilidade, deverá ser expandido para outros municípios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário