Cocais terá Festa do Rosário no fim de semana

A festa é realizada anualmente como tradição da comunidade, desde a década de 1950, e apresenta as manifestações religiosas e culturais aos visitantes

Elvira Nascimento/PMCF


Festa realizada desde a década de 1950 promete movimentar a região neste sábado e domingo

A comunidade Santa Vitória dos Cocais realiza, neste fim de semana, a Festa de Nossa Senhora do Rosário. As celebrações começam neste sábado (14), às 18h, com um café e cortejo dos reis e terminam no domingo (15), com santa missa, procissão e troca das coras do rei e rainha da festa.

O evento é realizado pela comunidade de Santa Vitória dos Cocais (Cocais de Baixo) com apoio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Coronel Fabriciano. A festa é realizada anualmente como tradição da comunidade, desde a década de 1950, e apresenta as manifestações religiosas e culturais aos visitantes.

Cultura local

Para a comunidade, a festa é um momento de confraternização e devoção à Nossa Senhora Rosário, padroeira da comunidade local. Também é uma oportunidade de mostrar a cultura e as tradições da Serra dos Cocais para pessoas de outros lugares, que prestigiam o evento; geração de renda para a Paróquia, retornando para a comunidade em ações e projetos sociais e reforça para as gerações futuras, a cultura local como a devoção a Nossa Senhora do Rosário e a Marujada.

“As festas do Rosário acontecem há muitos anos na cidade e reforçam a riqueza cultural da Serra dos Cocais, englobando cultura, fé, religiosidade, devoção e história. Esse é um dos aspectos fundamentais da gestão Novos Tempos na área de Cultura: preservar, divulgar e fomentar os patrimônios culturais de nossa cidade. Com o apoio integral do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e das comunidades locais, mantemos viva a memória das nossas tradições”, comenta Priscilla Souza, gerente de Cultura de Coronel Fabriciano.

PROGRAMAÇÃO
Sábado (14)
18h – Café
19h – Cortejo dos Reis
19h15 – Hasteamento da Bandeira
19h30 – Celebração da Palavra
20h30 – Jantar
22h – Batuque


Domingo (15)
7h – Alvorada de Marujos
7h30 – Café
8h30 – Cortejo dos Reis
9h – Santa Missa
10h30 – Trança das Fitas
12h – Almoço
14h – Procissão
15h – Troca das Coroas
16h – Café e Encerramento
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Márcio Diniz 12 de Setembro, 2019 | 06:59
Bom dia!! Quem sabe nosso prefeito vai à festa e vê como a estrada está ruim. Talvez veja também, que o povo que está construindo em áreas de preservação permanente na subida da serra estão construindo quebra molas na estrada de 5 em 5 metros; até onde eu sei, fazer quebra molas é função do município. Em menos de 30 metros são 6 quebra molas.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO