Lojas da região não abrirão no feriado de 7 de Setembro

Foi em 7 de setembro de 1822 que o então príncipe regente, Dom Pedro I, proclamou a independência e o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa

Arquivo DA


As atividades comerciais voltam à normalidade na segunda-feira (9)

O Dia da Independência do Brasil será comemorado neste sábado (7), data que marca a emancipação brasileira do Reino de Portugal. Foi em 7 de setembro de 1822 que o então príncipe regente, Dom Pedro I, proclamou a independência e o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa. A partir de 1949 a data passou a ser considerada feriado nacional.

No comércio de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano, as lojas não serão abertas neste sábado (7). Apenas os estabelecimentos comerciais do gênero alimentício, como supermercados, padarias, mercearias, varejões, hortifrútis, açougues e casas de carne poderão funcionar entre 8h e 18h.

Já na segunda-feira (9), as atividades comerciais voltam ao funcionamento normal. A norma está prevista na Convenção Coletiva de Feriados deste ano, assinada por sindicatos que representam patrões e empregados.

Semana do Brasil

O comércio da região também terá outro destaque a partir desta sexta-feira (6), quando começa a “Semana do Brasil”, criada pelo governo federal e que teve adesão das entidades comerciais de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Belo Oriente. Essa campanha, que ocorrerá até o dia 15 deste mês, tem o intuito de aquecer a economia por meio de descontos significativos em todo o comércio, ao mesmo tempo em que busca resgatar o sentimento de patriotismo da população.

Desfiles cívicos estão agendados para amanhã na região

Para celebrar o Dia da Independência, a região do Vale do Aço contará com a realização de desfiles cívicos no dia do feriado. Em Ipatinga, a programação do Desfile Cívico será aberta às 8h30 de sábado, na avenida Roberto Burle Marx, evento que deverá contar com a participação de 70 pelotões, entre polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, escolas e instituições da sociedade civil. Ao todo, conforme a administração municipal, 20 mil pessoas devem prestigiar o evento.

Com o tema “Coronel Fabriciano – 70 anos. A história em Novos Tempos”, a administração do município realizará amanhã, a partir das 8h, o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro. A solenidade ocorrerá na avenida Magalhães Pinto, no Melo Viana.

Em Timóteo, haverá uma Corrida Rústica, com largada prevista para as 7h; seguido de Desfile Cívico de escolas, entidades e instituições. Depois ocorrerá a abertura das Olimpíadas Escolares 2019 às 10h30; II Festival Gastronômico de Timóteo; e a 2ª Feira do Artesanato Feito em Casa.

Em Santana do Paraíso, o desfile está marcado para começar às 9h de sábado, com saída da quadra Apolinário Rodrigues, passando pela avenida Nelson Pereira e finalizando na Área de Eventos. O desfile terá a participação de escolas, entidades e banda de música.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO