02 de setembro, de 2019 | 08:12

Queimada em quintal sai de controle em Iapu

Fogo atinge seis propriedades em Iapu; homem confessou que preparava quintal para plantar hortaliças

Divulgação PM de Meio Ambiente
Fogo começou em quintal e atingiu seis propriedades rurais, em Iapu Fogo começou em quintal e atingiu seis propriedades rurais, em Iapu

Um homem foi preso na tarde deste domingo, na área rural de Iapu, como autor confesso de um incêndio que atingiu seis propriedades rurais, queimou áreas de pastagem e atingiu uma mata. O caso foi registrado no Córrego da Barreira.

Conforme relatório da Polícia de Meio Ambiente, por volta de 14h o homem colocou fogo em uma coivara. Por causa do mato seco e vento, o fogo saiu do controle do agricultor.

Homens foram acionados nas propriedades rurais e atuaram durante toda a tarde em uma tentativa de controlar o fogo, que queimou tudo o que encontrou pela frente nas encostas.

A Polícia Militar de Meio Ambiente também foi acionada e identificou o autor do fogo, que confessou a ação. Aos policiais, Ozias de Souza Neto relatou que estava, com sua esposa, preparando o quintal para plantio de hortaliças.

Ao juntar uma pequena porção de mato seco, conhecida como coivara, decidiu queimá-la. Essa é uma prática comum na área rural, embora não seja recomendada. Quando o fogo consumia o monte de mato surgiu uma rajada de vento e assoprou a vegetação em chamas para uma área próxima (gramíneas), também bastante seca, que imediatamente se incendiou.

O homem afirma que tentou, com a esposa, conter o fogo ainda no seu quintal, porém, as chamas perderam o controle e, levadas pelo vento, caíram em uma área de pastagem e matas compostas por vegetação nativa.

Com isso foi dada voz de prisão ao autor confesso, que foi conduzido para o plantão da Polícia Civil em Ipatinga. A estimativa é que o fogo tenha consumido a vegetação em aproximadamente 50 hectares de área, em seis propriedades.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário