Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de agosto, de 2019 | 12:28

Vale do Aço na mira da PF na operação ''Cai Cai II''

Operação da Polícia Federal combate a migração ilegal para os Estados Unidos

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29) a Operação CAI CAI II visando o combate da migração ilegal de pessoas com destino aos Estados Unidos. Foram cumpridos seis mandados judiciais de busca e apreensão em cidades mineiras, sendo um em Governador Valadares, três em Cuparaque e dois em Coronel Fabriciano.

As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares. Foram apreendidos aparelhos celulares, mídias e documentos, que serão analisados para instrução da investigação. Os investigados têm como prática o envio ilegal de pessoas das regiões mineiras do Vale do Aço, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha para os EUA.

O grupo atuava conforme esquema já conhecido como “Cai Cai”, no qual há a utilização de crianças e adolescentes para facilitar a entrada e permanência de maiores de idade no território norte americano. Os custos da viagem eram patrocinados por pessoas conhecidas como “Coyote” ou “Cônsul”, que posteriormente recebiam vultosos valores daqueles que conseguiam ingressar no país estrangeiro, como contrapartida pelos serviços prestados.

Em muitos casos, havia a confecção de falsos registros de paternidade dos menores, para permitir que terceiros os utilizassem no esquema. Eles responderão pelos crimes definidos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), podendo cumprir até 29 anos de prisão, caso sejam condenados.

Os crimes que os investigados podem responder na Justiça são: artigos 232 - A (migração ilegal), 245, § 1º e 2º (Entregar filho menor de 18 anos e colocando-o moral ou materialmente em perigo), 299 (falsidade ideológica) e 304 (uso documento falso) do Código Penal; artigos 238 (prometer ou efetivar a entrega de filho ou pupilo a terceiro, mediante paga ou recompensa) e 239 ( Promover ou auxiliar envio de criança ou adolescente irregularmente para o exterior ou com o fito de obter lucro) do ECA.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário