29 de agosto, de 2019 | 18:30

Candidatos à presidência do PT em Ipatinga expõem necessidade de fortalecer o partido

O pleito está marcado para o dia 8 de setembro e tem como eixo central a temática “Lula Livre”

Wôlmer Ezequiel
Antônio Raimundo (E) e Leonardo Patrick disputam o diretório local do PTAntônio Raimundo (E) e Leonardo Patrick disputam o diretório local do PT

Leonardo Patrick e Antônio Raimundo Gomes são os candidatos à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em Ipatinga. De correntes diferentes e com experiências distintas, eles conversaram com o Diário do Aço e expuseram suas ideias para gerir o diretório municipal e opinaram sobre o atual cenário político na cidade e os desafios em presidir nestas circunstâncias. O pleito está marcado para o dia 8 de setembro e tem como eixo central a temática “Lula Livre”.

Eleito vereador mirim aos 12 anos, Leonardo diz ter entendido, logo cedo, que a política era o único espaço em que outras pessoas não falariam por ele. De lá pra cá, foi presidente de grêmio estudantil no ensino médio, membro do Conselho Municipal da Juventude e também do Fórum Regional de Governo do Vale do Aço, dentre outros movimentos. Em 2016, optou por dedicar-se integralmente à política, estudando.

“Fui aprovado no curso de políticas públicas da Universidade Federal Fluminense, fiquei três anos e meio no estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, estudando política na sua ciência específica. Sempre tive esse compromisso de retornar para Ipatinga depois da faculdade, e ao mesmo tempo, não deixei de estar presente nos principais eventos da cidade durante este período. Nos últimos seis meses, me empenhei ainda mais, já com o plano de ser presidente do PT em Ipatinga”, relata.

Para Leonardo, o PT precisa renovar as gerações partidárias e, em sua opinião, julga ter o necessário para ser presidente da legenda. “Precisamos de uma pessoa que consiga articular sindicatos, pastorais sociais, movimentos diversos e conseguir agregar isso. As pessoas estão cansadas de toda uma estrutura política extremamente burocratizada. Eu sempre fui militante e agora pretendo ser dirigente partidário para trazer mais pessoas e fazer uma direção horizontalizada, com construção coletiva para ultrapassar a barreira de grupos. Porque, apesar de ter o apoio do Chico Ferramenta, esta é uma candidatura que surge da construção de vários grupos”, afirma Leonardo.

Diretório
Leonardo acrescenta que um dos problemas do partido é uma dívida de aluguel estimada em R$ 96 mil, além de pendências com fornecedores. Para resolver, ele pretende criar um pacto com as lideranças que foram eleitas, deputados e vereadores, para alcançar a recuperação estrutural. Sobre o diretório municipal, Leonardo Patrick lamenta que tenha perdido sua importância, por ser composto, atualmente, por um mandato específico e por familiares.

“E isso fez com que perdesse sua característica. Mas o diretório do PT em Ipatinga sempre foi composto por membros de sindicatos, lideranças comunitárias, da Igreja Católica, de movimentos culturais e servidores públicos. A importância disso é ter dentro do partido pessoas que estão discutindo em todos os campos da cidade e que são multiplicadores. Precisamos resgatar isso. É importante ter um diretório que funcione regularmente, com reuniões mensais, com suas setoriais organizadas, para quando formos nos organizar para 2020 termos gente do PT em todos os lugares e não somente num pequeno grupo, pois isso não vai representar nada em relação ao voto”, pontua.
Diante do cenário de desafios, o candidato quer reencantar as pessoas com a política. “Precisamos recuperar a confiança das pessoas, assegurar que sua participação seja garantida, assim como nos anos 1980, com rodas de conversa, que estejam ali, presentes. Ao fazermos isso, respeitando e abraçando, conseguiremos essa reaproximação”, vislumbra.

Concorrente
Antônio Raimundo Gomes esteve na redação do Diário do Aço acompanhado pelo ex-prefeito de Ipatinga e ex-deputado federal pelo PT, João Magno de Moura. Aos 64 anos, o candidato milita desde 1982. Para ele, candidatar-se foi algo natural, em razão do momento político vivido no Brasil e no partido. “Ficamos desgastados com as ‘fake news’ e eu, como militante antigo, senti o dever de contribuir na reconstrução partidária. O partido tem vários pensamentos, vários grupos políticos, mas o diretório, depois que este processo de eleição for encerrado, será composto por todas essas pessoas. Hoje, o PT precisa de alguém mais moderado, com mais experiência em lidar com conflitos, para poder administrar tudo isso”, opina.

Ele frisa a necessidade de trabalhar em prol do trabalhador ipatinguense, o que será feito também nas outras cidades da região metropolitana, por meio das lideranças de cada cidade. “E, apesar de existirem esses grupos diversos e alguns com nomes marcantes, como João Magno e Chico, penso que o personalismo tem de ficar em segundo plano. Quem conduz o partido é toda a militância, o diretório. Os pensamentos têm que ser debatidos para tiramos um projeto comum, para trabalharmos e fazermos a defesa dos trabalhadores”, anseia.

Objetivo
“Nossa bandeira de luta é fazer o país voltar ao estado democrático de direito, o país perdeu isso. E um símbolo é Lula livre, só quando ele estiver inocentado é que saberemos que o Brasil retomou essa condição ao estado democrático de direito. Ao vermos juízes saindo da lei para prender as pessoas, fica claro que estamos num sistema que não respeita a lei”, lamenta Antônio.

Desgaste
Sobre a situação do Partido dos Trabalhadores, Antônio vê um desgaste gerado por causa das mentiras e da falta de informação. Entretanto, acredita que a situação está mudando. “O povo está percebendo, vejo isso em conversas com as pessoas, o PT está se recuperando. E vai recuperar seu protagonismo, a partir do momento em que estivermos com essa nova direção assumida e em contato com a população, irão perceber que o partido não é esse inimigo do povo que foi colocado. Para o filiado que vai votar no dia 8 de setembro, asseguro que pode acreditar que em nós, nessa nova direção. Vamos fazer um PT forte”, garante.

Locais de votação
Os filiados ao PT poderão votar nas escolas estaduais: Laura Xavier Santana (Bom Jardim), Nacif Selim de Salles (Canaã) e Selim José de Salles (Vila Militar). Nas escolas municipais: Deolinda Tavares Lamego (Bethânia), Maria Rodrigues Barnabé (Iguaçu), João Amparo Damasceno (Vila Celeste), Conceição Pena Rocha (Esperança), Geraldo Gomes Ribeiro (Limoeiro) e Márcio Andrade Guerra (Veneza II). A votação também será realizada na sede do PT de Ipatinga (Centro).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jose Ferreira de Paula Filho [email protected]

04 de setembro, 2019 | 14:45

“Porquê ? Os petistas incomodam tanto os Bolsominimos, porque somos maiorias nas comunidades ????????”

Leoncio Simoes

02 de setembro, 2019 | 07:42

“Bom dia antonio raimundo,vc ta de brincadeira ne,falae Ben do pt,acho que vc esta precisando de oculos,pt e um bando de bandidos politicos.
O bolsonaro e um presidente ruim.mas o pt quebrou o pais,roubou,I cc ainda fala que foi bom?
O pimentel quebrou minas abra o olho amigo.”

Leoncio Simoes

31 de agosto, 2019 | 22:55

“O senhor pimentel,petista conseguiu quebrar o estado de minas,I ainda queria dar aula de economia na espanha(fugindo de ser preso?)
EU nao tenho partido porque nenhum deles presta,temos 35 cada um mais corrupto que o outro.”

Helena A.nogueira

31 de agosto, 2019 | 21:18

“OUTRA COISA MUITO ERRADA:USAR ESPAÇOS PÚBLICOS (ESCOLAS)PARA VOTAÇÃO DE PARTIDO POLÍTICO.... ERRADÍSSIMO, SEJA O PARTIDO QUE FOR. USE A SEDE DO PARTIDO.”

Helena A.nogueira

31 de agosto, 2019 | 21:16

“DIZER QUE O BRASIL PRECISA VOLTAR A SER DEMOCRÁTICO ? DURANTE OS GOVERNOS ANTERIORES EXISTIU DEMOCRACIA ? SER DEMOCRÁTICO É APOIAR QUEM ROUBOU O NOSSO PAÍS ? QUEM FALIU O NOSSO PAÍS ?
APOIAR ESTE PARTIDO É APOIAR CORRUPTORES.CHEGA.. DISTO.. MUDA BRASIL.... TEMOS QUE LUTAR PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA NAÇÃO , COISA QUE OS GOVERNOS ANTERIORES NÃO FIZERAM.”

John Kennedy

31 de agosto, 2019 | 15:57

“Já voltam com a mesma ladainha de sempre, Lula livre!
A razão de estarmos nesse abismo, foi o desgoverno que esse partido que se diz dos trabalhadores causou ao Brasil.
Qual país onde o socialismo impera, que deu certo?
Gritem Lula livre, quem sabe assim todos não fiquem sem voz.”

Bruno

30 de agosto, 2019 | 21:03

“Não há saída sem a política, política é conciliar interesses diversos religiosos, ateus, jovens, idosos, hetero e homossexuais, ricos e pobres e o Antônio Raimundo é o melhor nome neste momento. O Patrick terá o seu momento”

Arthur

30 de agosto, 2019 | 17:37

“A temática da eleição interna é a defesa a um presidiário, em vez do bem da população, das tantas dificuldades que ela enfrenta, do interesse do cidadão... o único bom que o partido faz é cavar a própria cova... o problema é que muita gente ainda quer ser enterrado junto...”

Antonio Raimundo Gomes

30 de agosto, 2019 | 08:46

“O partido dos Trabalhadores transformou esta cidade com a participação do Povo. O PT colocou os Postos de Saude mais próximos das pessoas. Todas as ruas pavimentadas, etc...
O PT possibilitou que pessoas pobres tivessem moradia digna e ainda pode fazer muito mais.
O PT facilitou o acesso á Universidade aos Jovens Pobres, antes do PT só rico fazia curso superior...
Precisamos unir as "pessoas de boa vontade", sonhamos em unir as esquerdas em busca de um projeto para Ipatinga e para o Brasil, em que haja igualdade de oportunidades e não exclusão.
Temos que voltar a sermos UTÓPICOS, vamos "esperançar", pois um mundo novo é possivel. Uma sociedade sem opressores é possivel.
L"Ou somos utópicos ou pereceremos".
Antonio Raimundos. Ipatinga - MG.”

Marildo Silva

29 de agosto, 2019 | 20:37

“Apesar de não ser filiado ao PT, sou um grande admirador de Leonardo Patrick pela sua luta pelas causas sociais. O PT de Ipatinga precisa ser reinventado e acredito que o Léo reúna todas as condições e experiência para levar o partido ao seu lugar de glória. Boa sorte meu amigo, Ipatinga precisará muito de você, e nada melhor do que começar pela liderança partidária.”

Pedrin Perito

29 de agosto, 2019 | 18:46

“Só de levantar a bandeira de "lula livre" pra mim já não presta.De um lado o chico,que também responde no judiciário,do outro lado J.Magno que pelo pouco que conheço já está fora de moda e convivência com a população de Ipatinga,desses que só aparece na eleição.

Deveria extinguir esse partido ou repagina lo, assim como fizeram este ultimo nas eleiçoes presidenciais.Mudando de fonte/cor.

Até o prefeito de Ipatinga tá vestindo vermelho e tem alguns aliados/funcionarios petistas..Agora o prefeito tá com chico ou com Jao?”

Envie seu Comentário