27 de agosto, de 2019 | 15:50

Entenda por que é tão difícil contratar um plano de saúde como pessoa física

Helder Galvão*

Quando sentimos a necessidade de ter um plano de saúde,a primeira coisa que pensamos é em comprar um convênio individual com o nosso CPF. Contudo, se você está lendo esse texto provavelmente já tentou comprar um plano desses e não conseguiu, estou certo?

Se sim, saiba que você não está sozinho! Durante a procura por um plano de saúde, muitas pessoas acabam se surpreendendo ao descobrir que as operadoras conhecidas no mercado não aceitam contratações do tipo pessoa física. Isso quer dizer que para contratar com essas empresas é preciso ter um CNPJ.

O que aconteceu com o plano de saúde pessoa física?

Basicamente, as grandes empresas do mercado como a Amil, Notredame Intermédica, SulAmérica, Bradesco e até mesmo a Unimed, não enxergam mais atratividade , ou talvez lucratividade, em comercializar o plano de saúde individual. Segundo as operadoras, o que dificulta a comercialização é a legislação engessada sob a qual esses produtos se encontram.

As leis as quais as empresas se referem contemplam as seguintes normas:

● Obrigatoriedade de aceitação;
● Reajustes definidos pelo governo;
● Impossibilidade de rescisão;
● Portabilidade de carências.

Empresas com foco na rede verticalizada de atendimento, ou seja, com hospitais, laboratórios e centros médicos próprios, ainda tentam opções de contratação. Contudo, a desinformação acaba fazendo com que as pessoas sequer tomem conhecimento de que esses produtos existem.

Alternativas para contratar
No estado de São Paulo, 20% dos planos de saúde ainda são individuais e familiares. Este número já foi muito maior, mas a falta de informação fez este mercado encolher ao longo dos anos.

Segundo pesquisa do IBOPE divulgada no ano de 2019, o plano de saúde é o terceiro maior desejo dos brasileiros, perdendo apenas para educação de qualidade e casa própria. E qual a solução que podemos encontrar quando falamos de algo tão desejado e ao mesmo tempo escasso?

Atualmente, a maioria das pessoas realmente dispostas a contratar acabam recorrendo aos planos coletivos. É possível adquirir por adesão, desde que você esteja vinculado a um sindicato ou entidade profissional, ou fazer um CNPJ caso um membro da família ainda não possua.

E se eu não conseguir fazer um CNPJ, preciso ficar sem plano?

Ao se deparar com a frustração de não conseguir contratar como pessoa física, muitos beneficiários acabam permanecendo no SUS ou utilizam centros médicos de baixo custo como o Dr. Consulta. Contudo, essas não são as únicas opções, sendo que com uma boa pesquisa é possível encontrar planos de saúde individuais com qualidade e bons preços.

No estado de São Paulo, essas são as empresas com melhor atendimento:

● Santa Helena: muito forte no ABC, recentemente comprada pelo grupo United Health;
● São Cristóvão: tradicional hospital da Mooca e hoje uma das empresas que oferecem o melhor atendimento na zona leste de São Paulo;
● Trasmontano: empresa com mais de 100 anos de história, possui o hospital Igesp no centro e rede de clínicas espalhadas por toda região metropolitana de São Paulo.

Além disso, recomendamos algumas opções que têm se destacando cada vez mais por sua estrutura de atendimento, sendo elas:

● Biovida
● Plena
● Ameplan
● Biosaude
Planos individuais para idosos
Os idosos costumam sofrer bastante durante a procura por um plano de saúde. Se você está nessa situação, saiba que a Prevent Senior oferece bons preços e rede credenciada com foco no adulto+.

A empresa apostou em um público que poucas operadoras de saúde demonstram interesse, o plano de saúde individual para clientes com mais de 59 anos. Em um mercado onde quanto mais idosos, menos saudáveis são consideradas as carteiras, a Prevent Senior foi na contra-mão.

Atualmente, a operadora possui quase 400 mil beneficiários e um faturamento acima de R$ 2,5 bilhões/ano, que vem crescendo uma média de 25% ao ano, desde 2011. A chave para o sucesso foi colocar quem mais precisa de plano de saúde no centro de suas atenções e o resultado foi a construção de uma marca desejada e respeitada pelo seu público alvo.

Os planos de saúde pessoa física realmente são subaproveitados, mas isso não quer dizer que não existem boas opções. Pesquise aqueles que melhor atendem a sua região e faça uma contratação que realmente atenda às suas necessidades.

AUTOR

Helder Galvão é corretor de planos de saúde há 14 anos. Após todo esse tempo de experiência no mercado, se tornou consultor de vendas na Zelas Saúde e é um dos responsáveis por te ajudar a encontrar o seu plano ideal.

No LinkedIn, interage e responde dúvidas, além de sempre postar conteúdos interessantes sobre as maiores dúvidas de contratação que percebeu ao longo da sua jornada como corretor. Para bater um papo com o Helder, acesse https://www.linkedin.com/in/helder-de-andrade-galvao/
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alexandro Cerqueira

22 de dezembro, 2019 | 23:30

“Aqui no Rio de Janeiro são praticamente 3 planos de saúde permitem PF, somente os planos dentais quase todas as operadoras aceitam. Ótima matéria.
planosdesaude.agoracorretora.com”

Envie seu Comentário