27 de agosto, de 2019 | 10:22

Tributo a Vander Lee em Ipatinga

Evento terá participações de Mariene de Castro, Maurício Tizumba e Marcos Catarina

O espetáculo “Tributo Vander Lee”, com os músicos Serginho Marques e Luiz Peixoto, com participação especial de Mariene de Castro, Maurício Tizumba e Marcos Catarina, será apresentado no teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, no dia 7 de setembro, às 20h, e promete emocionar e trazer nostalgia aos fãs do ícone da MPB, falecido em agosto de 2016.

Divulgação
Luiz Peixoto e Serginho Marques homenageiam a um grande amigoLuiz Peixoto e Serginho Marques homenageiam a um grande amigo
Serginho Marques e Luiz Peixoto são parceiros de carreira e foram amigos de Vander Lee desde os anos 1980, época de efervescência da música belo-horizontina. Cada um dos artistas tem carreira própria e produção farta, com diferentes ritmos e estilos.

Além de relembrar sucessos como “Onde Deus possa me ouvir”, “Esperando aviões”, “Românticos” e “Alma nua”, o público poderá conhecer histórias da vida de Vander Lee e sua amizade com Serginho e Luiz.

A amizade entre Serginho e Vander Lee começou em um festival de música e eles se encontravam sempre em bares frequentados por artistas da capital mineira. Cantavam, gravavam e compunham juntos. A música “Truco Seis”, por exemplo, um dos grandes sucessos de Vander, foi composta num encontro com Serginho e outros amigos, uma brincadeira que virou poesia.

Por sua vez, LP (apelido dado por Vander a Luiz) conheceu o músico em um bar da capital mineira, ao melhor estilo da boemia, e foi responsável pela produção do primeiro disco ‘demo’ de Vander Lee. Depois disso, dividiram os palcos por mais de 15 anos e colaboraram em inúmeros álbuns e projetos um do outro, ao longo de quase 35 anos.

Após o falecimento prematuro do amigo, LP se sentiu compelido a homenagear Vander Lee relembrando as músicas que ele compôs e que ficaram famosas também nas maiores vozes da música brasileira.

“O choque foi muito grande, e só com o tempo as feridas fecharam e nos permitiram pensar no show”, diz o artista. Sobre a parceria atual, LP diz: “Serginho e Vander estavam sempre juntos, e eu sabia que não encontraria uma pessoa melhor para dividir esse projeto. Assim, nós conversamos e tivemos a certeza de que partiríamos para os palcos”, afirma Luiz.

Divulgação
Os dois amigos e parceiros, na vida e na música, homenageiam Vander LeeOs dois amigos e parceiros, na vida e na música, homenageiam Vander Lee
Os convidados:
Mariene de Castro - A intimidade com o palco começou cedo. Aos cinco anos já se apresentava em espetáculos de dança no Teatro Castro Alves, em Salvador, sua cidade natal.

Na adolescência, integrou do grupo Timbalada, de Carlinhos Brown e, em 1996, fez o primeiro show solo, no Pelourinho, quando produtores franceses se encantaram e a convidaram para uma turnê por 20 cidades da França. Participou da gravação do DVD “Vander Lee – 20 Anos”, cantando “Onde Deus Possa Me Ouvir”.

Maurício Tizumba – Iniciou a carreira na década de 1970, nos bailes e nas noites de bares em Belo Horizonte. Sempre transitou em diferentes esferas culturais, como teatro, cinema e televisão, e faz 47 anos de carreira em 2019.

Além de seu reconhecimento na música, Tizumba tem um percurso relevante para a arte afro-brasileira, trazendo consigo o congado mineiro, uma manifestação religiosa com mais de três séculos de existência, mostrando sua importância e presença na identidade do nosso povo.

Marcos Catarina – O cantor e compositor está em fase de circulação de seu novo álbum, Leve, o qual, além de parcerias inéditas com compositores da nova geração, inclui releituras da obra do seu saudoso e amado irmão, o cantor e compositor Vander Lee.

Marcos participou do CD Sambarroco, de Vander Lee, além de ter suas músicas registradas em diversos CDs de festivais de música. Suas músicas são interpretadas por grandes cantoras da música brasileira, como Dona Jandira e Ivania Catarina.

SERVIÇO:
Show Tributo a Vander Lee
Com Serginho Marques e Luiz Peixoto
Participações especiais de Mariene de Castro, Maurício Tizumba e Marcos Catarina
Sábado – 7 de setembro – 20h
Teatro do Centro Cultural Usiminas

Ingressos na bilheteria do teatro ou no site www.eventim.com.br - R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia-entrada para estudantes, professores, menores de 18 anos, maiores de 60, colaboradores Usiminas, Unigal, Mineração Usiminas, Soluções Usiminas e Fundação São Francisco Xavier). Mais informações: (31) 3822-3031.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário