26 de agosto, de 2019 | 14:30

Embraer, 50 anos de desafios vencidos

Shailon Ian *

Do desafio abraçado por um grupo de engenheiros do então recém-fundado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), nasceu a Embraer com a missão de produzir o Bandeirante, o primeiro avião inteiramente projetado e produzido no país.

Daquele início, resta a visão empreendedora e a capacidade técnica em uma empresa que alçou voos mais altos e se tornou a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo.

O caminho não foi sem percalços. Ao longo de 50 anos, a empresa flertou com a falência e agora viu sua principal divisão ser vendida para a Boeing, depois que a Airbus passou a competir no segmento que até então a Embraer era a força dominante. As dificuldades acabaram gerando soluções pioneiras na indústria. O processo de planejamento e projeto de um avião e sua posterior fabricação, com vários parceiros internacionais, acabou se tornando o benchmark no mundo. A capacidade da empresa de desenvolver projetos vencedores será mais uma vez posta à prova na resposta sobre os próximos 50 anos. O que a Embraer irá se tornar, agora que não tem mais a sua divisão de aviação comercial?

Um dos caminhos parece ser o desenvolvimento de aviões elétricos. Anunciada recentemente, a parceria entre a Embraer e a WEG, duas campeãs nacionais em tecnologia, para a produção de um avião elétrico, tem enorme potencial de sucesso.

As empresas escolheram o Ipanema como modelo de testes das novas tecnologias. A aeronave é um êxito estrondoso no segmento aero agrícola e o mais adequado para as tecnologias já existentes em propulsão elétrica.
Esses e outros projetos permitem acreditar que a Embraer continuará brilhando e mantendo-se referência internacional no desenvolvimento de tecnologias no setor aeroespacial.

* Engenheiro, CEO da Vinci Aeronáutica e fundador do Centro de Treinamento Online em Aviação Civil Vinci Ideas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário