23 de agosto, de 2019 | 18:20

Disciplina, treinamento e novas amizades

Olicei reunirá alunos de 61 escolas das redes municipal, estadual e particular de Ipatinga

A Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei) começou de forma festiva. Em um evento colorido e repleto de crianças e jovens de diversas idades, a Praça dos Três Poderes recebeu, nesta sexta-feira (23), a abertura da Olicei, momento em que os estudantes puderam confraternizar e planejar as estratégias para as competições: ter foco, treinar muito e fazer novos amigos.

Wôlmer Ezequiel
Valéria Araújo foi atleta na Olicei e atualmente trabalha como professora Valéria Araújo foi atleta na Olicei e atualmente trabalha como professora

A professora da Escola Municipal 7 de Outubro, Valéria Araújo, esteve presente à abertura com os alunos e não conteve sua emoção. Ela foi aluna do Colégio Tiradentes e esteve na Olicei como atleta. “Participei das modalidades de atletismo, vôlei e handebol. Naquela época, eu ganhei a medalha de segundo lugar no vôlei, jogava como levantadora. No nosso tempo, em 1984, não tinha festa de abertura. Em relação ao torneio, não havia apresentação de dança como hoje, era só atletismo e modalidades de vôlei e basquete”, lembrou Valéria, que agora participa da olimpíada como professora. “No ano passado eu trabalhei com o primeiro período e agora estou com o segundo período. Os alunos estão achando tudo isso um sonho. Vamos participar das atividades psicomotoras e de corrida no dia 2. Serão momentos de interação e que nos permitirão dar mais valor à educação física, principalmente no caso da educação infantil”, disse.

Bruna Lage
Matheus Augusto, de 7 anos, participará pela primeira vez do eventoMatheus Augusto, de 7 anos, participará pela primeira vez do evento

O pequeno Matheus Augusto Santos de Freitas, de 7 anos, é aluno da Escola Municipal Hugo Duarte Coutinho, no bairro Canaã, e ficou feliz em conhecer um novo local: a praça dos Três Poderes. “Estou gostando muito, nunca tinha participado de um evento assim. Não sei de qual modalidade vou participar, mas já estou gostando muito de ter vindo a esse local, não conhecia, mas é bonito e muito maior do que eu imaginava. Nunca tinha visto esse tanto de aluno junto, nunca na minha vida. Espero conhecer mais pessoas, fazer novos amigos”, vislumbrou.

Gustavo Machado, de 11 anos, esteve na Olicei em 2018. “Gostei muito, jogamos queimada, dançamos, foi muito legal. Acho que é importante ter eventos como este, porque ensina muitas coisas pra gente. Estou animado para esse ano também”, adiantou. Da Escola Municipal Jaime Morais Quintão, no bairro Jardim Panorama, dois Davis estavam empolgados no gramado em frente à prefeitura.

Bruna Lage

Davi Pissinati tem 8 anos e vem com a experiência de uma Olicei no currículo. “Gostei muito, foi legal, vi vários colegas que mudaram de escola, dancei uma música animada e para 2019 estou feliz demais. Este ano vou dançar e ver a tocha olímpica. Ano que vem quero voltar a participar e repetir tudo de novo”, contou. O xará, Davi Lima, era pura simpatia. “O que mais gostei foi da dança e das brincadeiras, conheci muita gente e fiz vários amigos. Ainda não vi ninguém conhecido por aqui, mas já quero dançar muito. Não sei se meus colegas vão dançar também, mas eu vou. Tô animado”, reforçou o garoto.

Dayane Cristina, professora da Escola Municipal Vilma De Faria e Silva, do bairro Bethânia, lembrou a importância dos profissionais. “Este ano pude preparar melhor e temos os times formados, focados nos treinamentos. A escola está mobilizada. Ano passado vencemos no vôlei, fomos para os Jogos Escolares (Jemg) e fomos vice. Agora, estamos ainda mais centrados. A Olicei é excelente, sabemos da importância da atividade física e dessa movimentação para os alunos. A olimpíada faz com que os alunos estejam mais empenhados e praticando esporte. O que é muito bom”, avaliou.

Wôlmer Ezequiel
A solenidade de abertura, ocorrida na tarde de ontem (23), foi realizada na praça dos Três Poderes, no Centro de IpatingaA solenidade de abertura, ocorrida na tarde de ontem (23), foi realizada na praça dos Três Poderes, no Centro de Ipatinga
Olicei
Jogos escolares, festivais de música e dança e agora também provas sobre o saber fazem parte da Olicei, que apresentará as inovações e avanços introduzidos na metodologia do ensino e aprendizagem da rede municipal de Ipatinga. Este ano, participam da Olimpíada – que continua tendo como símbolo o gato do mato Junio – mais de 5.000 alunos matriculados em 61 escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. A cerimônia de abertura, na Praça dos Três Poderes, contou com o acendimento da pira olímpica, desfile das delegações e muita animação.

Os Jogos Psicomotores abrem as atividades na próxima segunda-feira (26). Neste ano, a modalidade reunirá, até 2 de setembro, no Parque Ipanema, 3.800 alunos de cinco a 10 anos.



(Repórter - Bruna Lage)


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário