Quatro adolescentes escapam do Centro Socioeducativo, em Ipatinga

A fuga foi detectada por um morador das proximidades do CSE, que comunicou a situação para a direção da entidade


O Centro Socioeducativo (CSE) de Ipatinga registrou mais uma fuga de adolescentes internos da entidade. O caso foi registrado nos primeiros minutos de quinta-feira (22), na avenida João Valentim Pascoal, no Centro. Escaparam do CSE três adolescentes de 17 anos e um de 15 anos, eles escalaram o muro do imóvel nos fundos do terreno e desapareceram.

A fuga foi detectada por um morador das proximidades do CSE, que comunicou a situa√ß√£o para a dire√ß√£o da entidade. Com essa informa√ß√£o, os agentes foram conferir se procedia. Em um dos alojamentos faltavam quatro menores infratores. Para enganar a vigil√Ęncia, eles colocaram objetos debaixo do coberto para parecer que estavam dormindo.

Os internos serraram duas barras de ferro do banheiro e forçaram o metal para dar passagem. Eles usaram uma cadeira, enxada e toalha para danificar a concertina sobre o muro no lado da horta. Os jovens subiram em uma escada onde havia um galinheiro e ganharam a rua Santa Bárbara. A fuga foi comunicada para a Polícia Civil e Polícia Militar, mas os adolescentes não foram encontrados até o momento.

O Diário do Aço foi procurado por uma pessoa, que pediu para não ser identificada. Ela relatou que as ferramentas usadas para amassar a concertina não deveriam estar no local e deveriam ser recolhidas após o uso. Os fugitivos são oriundos de Açucena, Ipaba e dois são de Ipatinga. Todos são considerados de alta periculosidade.

Além desta situação, o denunciante informou que os servidores que trabalham no local estão com medo, já que os internos ficam cada vez mais soltos na unidade, aumentando os casos de agressão entre os adolescentes, além do fato de eles não estarem mais respeitando os agentes socioeducativos. A direção não estaria se preocupando com os procedimentos operacionais de segurança exigidos.

Apuração rigorosa

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Justi√ßa e Seguran√ßa P√ļblica (Sejusp) confirmou a fuga, informando que registro da ocorr√™ncia foi realizado pelos agentes da unidade, e a Pol√≠cia Militar foi acionada para efetuar as buscas. A Sejusp informou ainda que instaurou um rigoroso procedimento de investiga√ß√£o para apurar os fatos. “As circunst√Ęncias da fuga ser√£o apuradas a partir da per√≠cia realizada pela Pol√≠cia Civil”.

A nota ainda esclarece que “a rela√ß√£o de tempo que os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de interna√ß√£o passam dentro ou fora dos alojamentos, realizando algum tipo de atividade – educacional, profissionalizante, cultural, etc. – √© oriunda das regras e diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), e a determina√ß√£o m√°xima da Sejusp √© de que o cumprimento da medida socioeducativa seja feito seguindo √† risca o padr√£o nacional. Qualquer eventual descumprimento a essas regras metodol√≥gicas deve ser denunciado formalmente, para apura√ß√£o e ado√ß√£o das devidas provid√™ncias, quando for o caso”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Coment√°rios

J3r3m14s 25 de Agosto, 2019 | 23:46
Se ficar de boa, ganha bolo!
Vilson 25 de Agosto, 2019 | 23:31
O.o
Ze de Minas 25 de Agosto, 2019 | 15:59
Calma gente, os minino foram passear no shoping e no parque ipanema,j√° j√° eles voltam. √Č o velho sistema, n√≥s tamo no Brasil.
Bradok 24 de Agosto, 2019 | 23:27
Eu concordo com o abroba ! O estado est√° maquiando o sistema fazendo vista grossa, o diretor concorda com deft de funcion√°rios n√£o faz nada pra reverter a situa√ß√£o , alguns ases contratados desinformado bab√° ovo ruim de procedimento, achando que vai ficar at√© aposentar no cse IP, demorou pra acontecer ,mas estava previsto essas situa√ß√Ķes, de √≥bito, fuga, tem que mudar o foco se est√° acautelado e porque n√£o pode ter regalias cometeram ato infracional grav√≠ssimo , √© uma situa√ß√£o que todos sabem "est√° faltando ases funcion√°rios pra vigil√Ęncia pra observa√ß√£o desses adls, n√£o adianta o estado fazer vista grossa mais , parab√©ns abroba pela sua observa√ß√£o ok !
Ase 23 24 de Agosto, 2019 | 20:32
Este Paulo no mínimo deve de estar doido ou deve ser um daqueles agentes que faz churrasco e só convida o diretor desta unidade de Ipatinga! Kkkkkk....
Ase 23 24 de Agosto, 2019 | 20:31
Este Paulo no mínimo deve de estar doido ou deve ser um daqueles agentes que faz churrasco e só convida o diretor desta unidade de Ipatinga! Kkkkkk....
Jose Maria 24 de Agosto, 2019 | 20:15
Centro Socioeducativo de Ipatinga est√° cada vez mais em descr√©dito... cad√™ o resultado da comiss√£o de direitos humanos da assembleia legislativa que evidenciou maus tratos aos adolescentes, funcion√°rios estressados e de atestado m√©dico, falta de √°gua, sujeiras etc... cad√™ as autoridades pra intervir... t√° na cara que esse diretor a√≠ j√° era... servidores p√ļblico do Centro Socioeducativo de Ipatinga pede socorro... esses bandidos que fugiu t√£o rindo da cara da sociedade... virou bagun√ßa... est√£o esperando matar o segundo adolescente l√° dentro pra ter atitude...
Abroba 24 de Agosto, 2019 | 19:17
Paulo vc com serteza deve ser uns dos ASE que fecha com ladr√£o, todos sabemos que ai tem agente simpatizante de ladr√£o. O tempo que estive ai fiz meu trabalho da melhor maneira poss√≠vel. Agora vc deve ser um daqueles que passa o tipo de carro que o agente tem pro ladr√£o, faz corre no n√ļcleo, quem sabe n√£o foi vc que levou o esqueiro tamb√©m ne... meu contrato n√£o venceu babaca sai pq quis...
An√īnimo 24 de Agosto, 2019 | 14:05
Paulo, acho que vc deve ser uns dos agentes que faz corre pros ladr√Ķes, tipo levar artesanato de um aloj pro outro, escuta ladr√£o forjando os agentes e n√£o fala nada, passa informa√ß√Ķes do outro lado pra eles,apaga comiss√£o do quadro.... faz outros coisa m√°s grave ne que nem precisa disse ne mesmo Paulo. Agora o Abroba o tempo que teve no CSE mostrou que era muito justo... √© claro n√£o fechava com agente merda igual vc, detalhe ele saiu n√£o √© pq o contrato venceu, vc est√° mau informado seu bund√£o ele saiu pq quis. Bandido bom e bandido MORTO. T√° com pena leva pra sua casa ot√°rio.
Roberto 24 de Agosto, 2019 | 13:30
√Č abroba ent√£o vc √© DH e fica ai pagando de cavera atr√°s de uma tela ? Kkkkk. Ent√£o q dizer q vc colava com carrasco dos irm√£os sofredores ? Ent√£o qdo vc era coordenador vc podia somar com os guerreiros ase ai vc subtra√≠a?? √Č
Seres humanos , eta ra√ßa do c√£o.??? sobe em cima de um agilete e acha q pode pisar em todos . √Ď sei se serve pra vc , mas se a carapu√ßa servi, vista por consci√™ncia sua . Reflex√£o
Paulo 24 de Agosto, 2019 | 10:44
O abroba vc está exagerando vc era coordenador lá e era carrasco com os ases...fechava com o filhão, agora vc fica nessa aí ,só porque o seu contrato venceu
Paulo 24 de Agosto, 2019 | 10:42
O abroba vc está exagerando vc era coordenador lá e era carrasco com os ases...fechava com o filhão, agora vc fica nessa aí ,só porque o seu contrato venceu
Ase 23 24 de Agosto, 2019 | 08:54
Infelizmente isto j√° virou rotina nesta unidade! Enquanto ela mantiver um diretor geral que fique maquiando os fatos ocorridos e o minist√©rio p√ļblico ficar sabendo dos ocorridos s√≥ pelos jornais. Nada ir√° mudar e a sociedade √© que se cuide.
Abroba 24 de Agosto, 2019 | 07:30
Projeto horta, projeto belga, projeto galinha... tudo barco furado, tem que dá e trabalho pra essa durma de ladrão. Esse sistema sócio comédia é furada dinheiro jogado fora tem que dá é trabalho pra essa turma de capeta... direção estou precisando de gente pra fazer 6500 metros de cerca vamos criar o projeto cerca... garanto a vcs que eles vão pensar 2 vezes antes de rouba...
Abroba 23 de Agosto, 2019 | 22:41
Fico com pena dos meus companheiros ASE, agora vão ferra com a equipe que estava de plantão... metodologia furada da direção, meu lema sempre foi, bandido bom e bandido MORTO.... A direção proíbe até mesmo uma revista más rigorosa nos capeta quando voltam de saídas de final de semana.

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENT√ĀRIO