23 de agosto, de 2019 | 14:13
Prefeito de Ipatinga questiona cobranças propostas para praças de pedágio na BR-381
Ele considera que as tarifas elevadas e mesmo o posicionamento das praças tendem a prejudicar o desenvolvimento do Vale do Aço
Secom-PMI
Para o chefe do Executivo ipatinguense, tarifas previstas em edital da ANTT estão na contramão da retomada do desenvolvimento econômico do Vale do Aço
Para o chefe do Executivo ipatinguense, tarifas previstas em edital da ANTT estão na contramão da retomada do desenvolvimento econômico do Vale do Aço
Em audiência pública realizada nesta sexta-feira (23), na Fiemg Regional Vale do Aço, onde foi debatida a proposta de concessão de 30 anos para exploração da BR-381, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, se posicionou contrário aos altos valores estabelecidos para cobrança nas praças de pedágio. Ele considera que as tarifas elevadas e mesmo o posicionamento das praças tendem a prejudicar o desenvolvimento do Vale do Aço, num momento em que a região começa a experimentar um positivo reaquecimento econômico, retomando sua vocação histórica.
De acordo com o edital, publicado no mês passado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), está prevista a implantação de cinco praças de pedágio no trecho da rodovia entre Governador Valadares e Belo Horizonte, alternadas com valores de R$ 8,54 (pista simples) e R$11,10 (pista dupla).
O encontro desta sexta em Ipatinga foi promovido pela Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) e reuniu diversos representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias, políticas e da área de segurança pública. O objetivo da reunião foi colher sugestões e demandas dos municípios e segmentos que também serão impactados pelo projeto, como transportadores e usuários da estrada. O ponto mais polêmico na audiência pública foi a implantação dos pedágios, segundo a administração de Ipatinga.
Desencorajamento
Nardyello Rocha ponderou que é preciso questionar o valor das tarifas propostas e discutir formas de custos mais acessíveis. Não é novidade para ninguém que Ipatinga e o Vale do Aço já deixaram de receber grandes empreendimentos porque o escoamento de produtos pela BR-381 é complicado. E se agora tivermos mais um problema, que é a inviabilidade do frete por causa do grande número de praças de pedágio e os valores cobrados, estaremos fadados a um enorme desencorajamento de investimentos, comprometendo também os negócios já instalados”, considerou.
Cidades penalizadas
O prefeito lembrou que a BR-381 já recebeu investimentos públicos em dois lotes que estão em fase de conclusão de novo piso, pistas duplicadas, obras de artes como viadutos, pontes e túneis. Nardyello é enfático ao concordar sobre a concessão para a exploração da rodovia, mas avalia que os casos devem ser estudados de forma especial. Por exemplo, não cabem duas praças entre Ipatinga e Governador Valadares. A gente se solidariza com cidades como Naque e Periquito, posicionadas no trajeto, porque sabemos da realidade dessas duas cidades. Isso precisa ser levado em consideração. E, no nosso caso, até Belo Horizonte, ainda temos outro fator: parte da obra já está feita com dinheiro público e não com o privado”, pontuou, lembrando que ainda devem ser levados em conta os valores a serem cobrados em trechos onde não existem obras ou previsão de que venham a acontecer.
Todos esses critérios é que precisam ser discutidos, e tenho certeza de que os nossos deputados estão atentos. Se o valor do pedágio ficar alto, nós teremos mais um entrave para o crescimento econômico da nossa região. Não podemos ter mais um fator para espantar os empreendedores”, reforçou o prefeito de Ipatinga.
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Patrícia
25 de agosto, 2019 | 08:16Este estacionamento faixa azul criado é um absurdo.”
Maria
24 de agosto, 2019 | 21:21Olha o sujo falando do mau lavado nardjnheiro querendo aparecer. Sera que ele ta esqucendo das tarifas do zona azul??”
Negro Drama
24 de agosto, 2019 | 14:28O prefeito de Ipatinga é ladrão e tá achando ruim outro roubar junto,me a ajuda aí nana”
Watzley Rodzko
24 de agosto, 2019 | 12:26Colocar essas tarifas tão altas só irá acarretar valores de transporte mais altos e destruturar os comércio indiretos q dependem da rodovia, uma vez q sendo cobrado valores tão altos muitos irão deixar de transitar por esse trecho, hoje o maior trânsito por essa região de da por ser mais barato muitos desviam dos pedágios altos da Dutra.”
Soares
24 de agosto, 2019 | 10:13quem e este prefeito para questionar alguma coisa se ele mesmo tá espalhando faixa azul para toda a cidade daqui a pouco se o cidadão tira o seu veículo da garagem para fazer uma simples higienização vai ter q pagar faixa azul porque o prefeito mandou colocar uma placa ade faixa azul enfrente as nossas residências mas ano q vem tem o troco nas urnas.ta prefeito faixa azul.”
José Carlos Henrique
24 de agosto, 2019 | 05:12Essa audiência pública é iniquoa. Não serve para nada. As audiências da ANTT,essas sim, decisivas, foram realizadas em Governador Valadares, Belo Horizonte, Vitória e Brasília.”
Wander Campos
23 de agosto, 2019 | 22:49Verdade é,
Como disse:
ja investiram dinheiro público,
Não irão devolver nada.
Um gde trecho não será duplicado como:
CAETÉ BH e vice versa
Pedágio caro penalizando os contribuintes vem contra proposta inibindo crescimento das cidades no trajeto, fora outros
incovenientes!”
Vivian
23 de agosto, 2019 | 22:11O prefeito tem que se posicionar contra essa máfia do estacionamento faixa azul em Ipatinga.. Um absurdo o que estão fazendo com a nossa cidade.”
Derocy Rubim Ferreira
23 de agosto, 2019 | 22:07Parabéns prefeito nardielo,até q enfim se levanta uma voz para defender o vale do aço e sua população contra mais essa exploração não tem cabimento o preço do pedágio q o Bolsonaro e seu ministro q impor a todos nós sem contar o tempo q cai levar p terminar a obra e q na maioria das vezes vem os aditivos e as obras não”