CADERNO IPATINGA 2024

22 de agosto, de 2019 | 09:56

22 de Agosto: Dia do Folclore

Tradições e crendices populares são comemoradas em um dia especial

Conforme consta em vários dicionários, folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração.

GB Imagem
O Saci-Pererê, a Mula-Sem-Cabeça, o Curupira, a Iara, o Caipora e a Cuca são alguns dos principais personagens do Folclore brasileiroO Saci-Pererê, a Mula-Sem-Cabeça, o Curupira, a Iara, o Caipora e a Cuca são alguns dos principais personagens do Folclore brasileiro
As principais figuras do folclore brasileiro são o Boitatá, ou seja, uma gigantesca cobra de fogo que protege os campos; Caipora, um pequeno índio de pele escura, muito ágil que fuma um cachimbo e gosta de cachaça e é o guardião dos animais.

Tem ainda a Cuca que, segundo a lenda, é uma velha em forma de jacaré que rouba crianças desobedientes; o Curupira, um anão de cabelos vermelhos e pés voltados para trás que protege as florestas; Saci-pererê; Negrinho do Pastoreio e a Mula-sem-cabeça.

As marcas folclóricas também podem ser vistas na música, como as cantigas de roda, serenatas, cantos de velório, pranteios de cemitério; nas danças e festas como a quadrilha, xaxado, samba, baião, catira, carnaval, festas juninas, reisado, marujada e congado.

Na linguagem, estão nas adivinhações, provérbios, quadrinhas e piadas; nos usos e costumes estão na culinária, vestimentas e comportamento; nos brinquedos incluem a pipa, boneca de pano, trava-língua, bolinha de gude e esconde-esconde.

E surgem ainda na arte e artesanato, com a utilização de matérias-primas naturais como a madeira, couro, pedras e sementes, além do uso de métodos rudimentares de produção.

Para lembrar a data, o folclore brasileiro é comemorado todos os anos no dia 22 de agosto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário