Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de agosto, de 2019 | 10:34

Arte em Família recebe curadora

Musicista detalhará pesquisa que deu origem à Exposição Musica Brasilis

A curadora da Exposição Musica Brasilis, Rosana Lanzelotte, estará neste sábado (24) em Ipatinga, às 15h, para conduzir uma tarde de conversa no Arte em Família, no Centro Cultural Usiminas, sobre a origem do Musica Brasilis.

Cravista e doutora em informática, ela fará uma visita guiada detalhando o desenvolvimento da pesquisa que originou a exposição. A entrada é gratuita, mediante agendamento pelo telefone (31) 3822-2215.

Em exibição na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas, até 31 de agosto, a exposição tem entrada franca e é realizada pelo Instituto Musica Brasilis (RJ), com patrocínio da Usiminas (Lei Federal e Lei Estadual de Incentivo à Cultura).

Camila Maia/Divulgação/ACS CCU
Rosana Lanzelotte, cravista e curadora da Exposição Musica BrasilisRosana Lanzelotte, cravista e curadora da Exposição Musica Brasilis
Na primeira linha interativa a Exposição Musica Brasilis mostra momentos marcantes da história da música e dos músicos brasileiros, com exemplos dos seus repertórios.

Instrumentos musicais, vídeos e instalações ilustram os cinco séculos de música brasileira, com ênfase na criação mineira, com base nos conteúdos reunidos ao longo de mais de 10 anos para o portal Música Brasilis: http://musicabrasilis.org.br/.

Para Rosana Lanzelotte, a Exposição Musica Brasilis usa a interatividade para sintetizar um grande volume de conteúdo.

“Nossa linha do tempo mostra mais de 500 compositores, do descobrimento aos dias de hoje. Através de experiências lúdicas, é possível entender como funcionam as partituras musicais e como a música é composta através dos elementos melodia, harmonia e ritmo”, reforça a curadora.

Ao contar a história dos cinco séculos de música brasileira em módulos, o Musica Brasilis mostra os instrumentos dos índios tupinambás, passa pelos escravos africanos, chega aos de origem europeia de várias épocas até os dias de hoje. Ipatinga é a sexta cidade a receber esta exposição, que resgata e difunde os repertórios brasileiros de todos os tempos e gêneros.

SERVIÇO:
- Arte em Família, com Rosana Lanzelotte
Sábado (24) - 15h - Centro Cultural Usiminas
Inscrições: (31) 3822.2215

- Exposição Música Brasilis
Até 31 de agosto de 2019
Galeria Hideo Kobayashi - Centro Cultural Usiminas

Aberto à visitação de terça-feira a sábado, das 10 às 21h, e domingo, das 10 às 18h; Informações e agendamento escolar: (31) 3824-3731 e 3822-2215. Para professores: http://musicabrasilis.org.br/exposicao/caderno-mediacao. Entrada gratuita – Classificação: Livre para todos os públicos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário