21 de agosto, de 2019 | 10:20

Mostra Coletivo Aberto

Grupo teatral de Ipatinga festeja cinco anos com uma série de espetáculos

Nesta sexta-feira (23), às 19h, o palco do teatro do Centro Cultural Usiminas receberá a primeira atração da mostra de espetáculos comemorativa dos cinco anos do Coletivo Aberto de Teatro, grupo sediado em Ipatinga que reúne artistas do Vale do Aço.

Rodrigo Zeferino/Divulgação/ACS CAT
Dom Quixote surpreende o público com as suas estripuliasDom Quixote surpreende o público com as suas estripulias
A programação vai até novembro, mostrando dois espetáculos de repertório, “As Aventuras do Super-Quixote” e “Procurando Firme!”, e estreando um novo trabalho, “Monstrxs”.

O Coletivo, formado por Barbara Pavione, Camile Gracian, Léo Coessens e Lorrayne Sancar, dedica-se desde 2014 à pesquisa e criação de trabalhos voltados para a infância, mas que dialoguem com públicos de todas as faixas etárias.

A investigação e a aproximação de diferentes linguagens também estão presentes na trajetória do grupo: uma forte ligação com a literatura, mas também com a música e a performance.

“Estamos pesquisando, criando, produzindo e circulando, cada vez mais presentes na cena cultural mineira. A mostra é uma forma de comemorar o caminho que trilhamos até aqui, mas também o caminho que ainda queremos percorrer” afirma Barbara Pavione, produtora do coletivo.

A primeira atração da mostra também foi o primeiro espetáculo do grupo, “As Aventuras do Super-Quixote”, e será mostrada no teatro do Centro Cultural Usiminas nesta sexta-feira (23), às 19h.

Fred Tonucci/Divulgação/ACS CAT
O mundo da cavalaria andante incorpora as histórias em quadrinhosO mundo da cavalaria andante incorpora as histórias em quadrinhos
A montagem atualiza a estética medieval da obra original do escritor espanhol Miguel de Cervantes para um universo contemporâneo, multicolorido e recheado de referências da cultura pop.

O mundo da cavalaria andante se expande ao incorporar as histórias em quadrinhos, e aí tudo pode acontecer: livros viram revistas, inimigos são vilões intergalácticos, batalhas se tornam lutas de boxe.

Até a clássica armadura de ferro medieval se converte em uma roupa plástico-emborrachada com direito a capa e cueca vermelha, tudo isso no melhor estilo super-herói!

As desventuras são encenadas por quatro atores, que se desdobram no palco em uma narrativa ágil e dinâmica, satirizando clichês de gênero e proporcionando uma experiência lúdica aos espectadores.

FICHA TÉCNICA
O elenco é formado por Barbara Pavione, Camile Gracian, Léo Coessens e Pedro Barroso. A direção é de Barbara Pavione e dramaturgia de Léo Coessens. Sonoplastia de Lorrayne Sancar; cenografia e figurinos de Camile Gracian. Contrarregra de Luciano Soares Baroska; desenho de luz de Beto de Faria e Léo Coessens; operação de luz de Andre Rissi.

SERVIÇO
“As Aventuras do Super-Quixote”
Sexta-feira (23) - 19h
Teatro do Centro Cultural Usiminas (Shopping Vale do Aço)
Ingressos na bilheteria do teatro e site www.eventim.com.br: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário