20 de agosto, de 2019 | 19:00

Lobo-guará será reabilitado no Cebus

No Cebus, o animal irá passar por novos exames e avaliações e, segundo a bióloga da Usipa, Cláudia Diniz, caso seja possível, será reabilitado e encaminhado para a soltura

Yngrid Bragança
Animal foi resgatado em Santana de Manhuaçu e chegou nesta semana à UsipaAnimal foi resgatado em Santana de Manhuaçu e chegou nesta semana à Usipa

Um lobo-guará macho adulto foi recebido no Centro de Biodiversidade da Usipa na segunda-feira (19), por meio do Programa de Reabilitação Fauna Sem Lar, realizado em parceria com a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava), a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Conforme a Usipa, o lobo foi encaminhado ao Cebus pela Polícia do Meio Ambiente, mas foi resgatado em Santana de Manhuaçu pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encontrado em uma propriedade rural da cidade e estava debilitado, devido a uma infecção no ouvido (otite). Antes de ser levado ao Cebus, ele teve os primeiros atendimentos em uma clínica veterinária em Manhuaçu.

No Cebus, o animal irá passar por novos exames e avaliações e, segundo a bióloga da Usipa, Cláudia Diniz, caso seja possível, será reabilitado e encaminhado para a soltura. “É um trabalho muito delicado e minucioso, uma vez que precisamos ter a certeza de que o animal terá condições de sobreviver no ambiente natural. Por isso, o tempo de recuperação dos problemas de saúde, que por ventura ele apresente, influencia no tempo necessário para que ele relembre suas habilidades de animal silvestre de vida livre”, explica Cláudia.

O lobo está sendo medicado pelo médico-veterinário Lélio Costa e Silva (Supervisor e Responsável Técnico pelo Cebus) e equipe de tratadores.

Fauna Sem Lar

O Cebus, em parceria com a Arpava, IEF e a Policia Militar Ambiental, desenvolve o Programa de Reabilitação da Fauna Sem Lar que recebe, trata, reabilita e encaminha animais para a soltura, sempre orientada e acompanhada pelo IEF.

O programa foi reconhecido nacionalmente por meio do prêmio IX Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, na categoria Melhor Exemplo em Biodiversidade (Fauna) em Minas Gerais, informou a Usipa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário