12 de agosto, de 2019 | 18:00

Panela esquecida no fogão é a principal causa de incêndios urbanos, aponta bombeiro

Conforme o bombeiro, em toda residência, é necessário fazer um planejamento da rede elétrica bem feito, para evitar que ocorra um curto-circuito nas instalações elétricas

Wôlmer Ezequiel
Tenente Neymar Gomes destacou que é fundamental fazer um planejamento da rede elétrica de qualidade Tenente Neymar Gomes destacou que é fundamental fazer um planejamento da rede elétrica de qualidade

Um descuido dentro de casa, às vezes, pode ser o suficiente para provocar uma tragédia. O alerta é do tenente Neymar Gomes de Almeida, do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Ipatinga. Em entrevista ao Diário do Aço, o tenente afirmou que a principal causa de incêndios urbanos está relacionada ao uso de fogão doméstico, em que a pessoa esquece a panela durante o preparo da refeição.

“A panela esquecida em cima do fogão, com o fogo acesso, é a causa de muitas ocorrências de incêndios urbanos, sendo que é algo que pode ser evitado facilmente, com um pouco mais de atenção das pessoas”, enfatizou.

Já como segunda principal causa de incêndios urbanos, o tenente Neymar aponta os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos ligados na tomada elétrica, como ferro, secador de cabelo, computador e dentre outros. “Em muitos casos, a pessoa deixa esses aparelhos conectados na tomada por muito tempo, o que pode provocar um incêndio. Por isso é interessante retirá-los quando não estiver usando, principalmente, antes de dormir”, informou.

Conforme o bombeiro, em toda residência, é necessário fazer um planejamento da rede elétrica bem feito, para evitar que ocorra um curto-circuito nas instalações elétricas, provocando reações intensas em virtude da dissipação instantânea de energia. “Essas são algumas orientações que devem ser observadas pelas pessoas, porque é muito corriqueiro essas ocorrências que envolvem incêndios em casas. São detalhes pequenos que podem evitar uma tragédia ou um acidente fatal”, pontuou.

Balanço
De acordo com o relatório estatístico mensal do Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds), de janeiro a julho deste ano foram registrados 5.819 casos de incêndios urbanos em todo o Estado, dos quais, 363 dessas ocorrências pertencem ao 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Ipatinga, que é responsável pela cobertura de 85 municípios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário