11 de agosto, de 2019 | 12:01

Contenção de rejeitos na Bacia do Paraopeba

Medidas são tomadas para conter os sedimentos e mitigar os impactos

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Agência Nacional de Águas (ANA) fizeram uma visita para acompanhar o andamento das ações que estão sendo implementadas pela mineradora Vale, em Brumadinho, na área atingida pelo rompimento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, em janeiro deste ano, para verificar o status das medidas são tomadas para conter os sedimentos e mitigar os impactos na qualidade da água do Ribeirão Ferro Carvão e do Rio Paraopeba, atingidos pelos rejeitos.

Divulgação
Técnicos do IGAM verificam um dos diques de pedrasTécnicos do IGAM verificam um dos diques de pedras
Durante a vistoria, os técnicos estiveram na área dos diques de pedras, das barreiras hidráulicas para redução da velocidade do fluxo fluvial e na Estação de Tratamento de Águas Fluviais, local onde as águas do Ribeirão Ferro Carvão serão tratadas e devolvidas ao córrego Casa Branca, que, por sua vez, deságua no Rio Paraopeba.

Desde o rompimento da Barragem 1 o IGAM faz o monitoramento da qualidade das águas superficiais e de sedimentos no Rio Paraopeba, para avaliar as alterações na qualidade e o avanço do material, que estava depositado na barragem, ao longo do curso de água e os níveis de poluição.

Parâmetros com valores mais elevados, como turbidez e ferro total, foram observados logo após o desastre nos primeiros 40 quilômetros do Rio Paraopeba, quando foram sentidos os efeitos imediatos da frente de rejeitos e dos materiais que foram sendo incorporados a ela. Grandes oscilações para os parâmetros foram vistas nas semanas subsequentes, em após a ocorrência de chuvas que contribuíram para a remobilização do material depositado no leito do rio, dentre outros impactos.

Destaca-se que não são registrados valores de zinco em desconformidade com as normas legais desde o dia posterior ao rompimento (26/1) e desde o dia 27/2 para os parâmetros cádmio e níquel total. Para os parâmetros de chumbo, desde o dia 26/3, e de mercúrio, desde o dia 2/3, não há valores em desconformidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário