11 de agosto, de 2019 | 11:54

Uma inesquecível Aventura no Viveiro

Usiminas promove educação ambiental com atividades lúdicas e gratuitas para escolas e comunidade

A programação especial do Projeto Xerimbabo Usiminas 2019 traz uma das mais concorridas ações de Educação
ACS Usiminas
Os visitantes se encantam com as diferentes sementes de plantasOs visitantes se encantam com as diferentes sementes de plantas
Ambiental do Vale do Aço: a Aventura no Viveiro. Escolas e famílias interessadas podem agendar uma visita lúdica e gratuita ao Viveiro de Mudas da empresa, com direito a contação de histórias, passeio por trilhas e plantio de mudas.

Em um amplo espaço verde, numa área privilegiada de Ipatinga, o Parque Zoobotânico da Usiminas abriga o Viveiro de Mudas, onde é possível apreciar o apiário e a importância das abelhas para a polinização, equilíbrio ecológico e produção de alimentos. No pomar, os visitantes aprendem sobre a origem das frutas encontradas em feiras, sacolões e supermercados e podem saboreá-las em um lanche natural e delicioso.

O trabalho do sementeiro, profissional fundamental para a manutenção e pelo crescimento da reserva, ganha destaque entre os temas abordados. É ele que entra na mata em busca das melhores sementes das diversas espécies que são plantadas para a formação de novas mudas.

O estudante Emannuel Gustavo Rodrigues Sousa, da Escola Estadual Agripino Vilas Novas, da cidade de Fernandes Tourinho, participou de uma sessão do Aventura no Viveiro e se divertiu com a atividade de educação ambiental. “É muito legal descobrir de perto a natureza e as sementes que constroem uma floresta. Aprendemos que as árvores precisam de cuidados, e que se preservamos o meio ambiente mais pessoas vão aproveitar a natureza ainda por muitos anos”, disse.

O projeto é uma das ações promovidas pelo Instituto Usiminas que estreitam laços e reforçam sua atuação em responsabilidade social, nas comunidades onde a Usiminas está presente. A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, afirma que o Projeto Aventura no Viveiro, criado inicialmente para atender escolas, foi ampliado para o público em geral e ganha mais força dando oportunidade para famílias vivenciarem essa experiência.

“Em cerca de três anos de atuação, o projeto se consolida como uma importante referência em educação ambiental e revela à comunidade do Vale do Aço uma rica floresta, onde são cultivadas mudas num longo e contínuo trabalho da Usiminas de cuidado com o meio ambiente. Esperamos que mais pessoas sejam atendidas pela iniciativa a cada ano e possam aprender sobre preservação ambiental e a convivência equilibrada entre indústria e meio ambiente”, diz Penélope.

ACS Usiminas
Alunos das escolas são guiados por um passeio em meio aos canteirosAlunos das escolas são guiados por um passeio em meio aos canteiros
Fábrica de árvores
O Viveiro de Mudas da Usiminas começou a ser estruturado ainda durante a construção da empresa, na década de 1960. Uma área anteriormente desmatada foi separada para replantio ao longo do tempo e, cerca de 60 anos depois, o que era pasto se tornou uma pequena floresta urbana. A criação oficial do viveiro ocorreu na década de 1980 e, hoje, o local é uma Reserva Privada do Patrimônio Natural, com cerca de 180 hectares de área.

Além da manutenção da área preservada, é no viveiro que, anualmente, milhares de novas mudas são produzidas para reforçarem a área verde e substituírem exemplares mortos ou danificados no próprio viveiro. As plantas cultivadas são destinadas à recuperação de áreas degradadas, recomposição de matas ciliares, arborização urbana e também em quintais e jardins particulares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na região.

Somente em 2018, foram aproximadamente 26 mil mudas produzidas no viveiro da Usiminas. Desde sua criação, mais de 3 milhões de árvores cultivadas no espaço ajudaram a recuperar áreas e contribuíram para transformar a então árida paisagem de Ipatinga em uma cidade com uma extensa área verde.
 
Projeto Xerimbabo
Usiminas 2019
Atividade: Aventura no Viveiro, para escolas e comunidade.
Inscrições gratuitas mediante agendamento: (31) 98437-3330
Outras atividades: “Conhecendo os Xerimbabos” e
“Conhecendo a Usiminas”
Mais Informações:
http://www.usiminas.com/xerimbabo/
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário