São Gonçalo do Rio Abaixo recebe a 2ª Semana do Produtor Rural

As atividades ocorrem em localidades rurais e no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda

Divulgação


Programação vai se estender de segunda-feira (12) até domingo (18)

Na próxima semana, entre os dias 12 e 18 de agosto, São Gonçalo do Rio Abaixo recebe a 2ª edição da Semana do Produtor Rural. Conforme os organizadores do evento, a programação contempla uma série de ações, como lançamento do Programa de Embriões Campo Fértil + Leite, palestra Pró-Genética (ABCZ) e feira de touros. As atividades ocorrem em localidades rurais e no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda.

Todos os eventos são gratuitos e as palestras ‘Cultivo Convencional e Orgânico’ e ‘Pomares Caseiros’ abrem a programação na segunda-feira (12), respectivamente às 17h30 e às 18h30, na Escola Municipal do Una. As mesmas palestras percorrem as comunidades de São José (terça-feira), Bamba (quarta-feira) e Pacas (quinta-feira), onde também ocorre a palestra Pró-genética, ministrada por profissional da ABCZ.

Ainda segundo os organizadores da Semana, na sexta-feira (16), às 19h, ocorre o lançamento do Programa de Embriões Campo Fértil + Leite, que consiste na doação de embriões aos produtores de leite inseridos no Projeto Campo Fértil. Os embriões são de prenhas da raça Girolando e a doação contempla toda a prestação de serviços de implantação e acompanhamento do gado até o nascimento.

“No futuro serão vacas acima de 30 quilos de leite/dia, que resultará num ganho muito grande a todos os produtores, visto que será um gado geneticamente melhorado e que vai acarretar no melhoramento da lucratividade dos pequenos produtores rurais de São Gonçalo”, observa o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho.
Ainda na sexta, das 8h às 17h, ocorre a 3ª Feira de Touros Pró-Genética. Oportunidade de bons negócios para quem investe em produtividade e genética. Serão comercializados touros PO (Puro de Origem) com Registro Genealógico Definitivo (RGD) inspecionado pela ABCZ, com idade máxima de 42 meses.

Na manhã de sábado (17), a partir das 9h, serão realizadas palestras sobre Fruticultura, Cultivo de Orquídeas, Produção de Silagem e Criação de Galinha Caipira.

Cursos

Para capacitar a população, entre os dias 12 a 16 de agosto, serão também ofertados os cursos de Embutidos e Defumados, Cerca de Arame Liso e Farpado, Cuidador de Idoso e Casqueamento e Ferrageamento de Equinos, todos ministrados, de 8h as 17h, por profissionais do Senar. Nos dias 13 e 14, em parceria com o Sebrae, será realizado, durante toda o dia, o curso Empreender no Campo.

As inscrições para os cursos podem ser efetuadas na Secretaria Municipal de Agricultura. Informações pelo telefone 31 3820-1905.

Entretenimento

Diversão, lazer e entretenimento para as famílias também estão garantidos na Semana do Produtor. Sábado (17) e domingo (18) tem Mini Fazenda Interativa Reino Encantado, exposição e comercialização de orquídeas, apresentação de cachorros BorderCollie, passeio a cavalo para crianças e várias outras atividades.

A programação de domingo começa com Santa Missa do Produtor Rural, às 9h, seguida de café da manhã. No mesmo dia, ocorre o Torneio de Pássaros que no ano passado contou com a presença de criadores de aves de várias cidades da região.

A Semana do Produtor Rural tem o patrocínio do Sicoob Credimepi, ViaVerde, Wolf Seeds, Pastobras, Doce Famoso e Prussia Bier. O evento visa fortalecer o agronegócio local, promover visibilidade aos produtores rurais, além de potencializar a abertura de novos canais de comercialização.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO