O fim da Era Mano

Aurélio Caixeta

Divulgação


Aurélio Caixeta
Na vida, tudo passa. No Cruzeiro, Mano Menezes deixou títulos, amigos e, no momento, o time em uma péssima situação. Assim, acho que ele saiu na hora certa. O técnico vinha adotando um sistema de jogo manjado, fazendo substituições equivocadas e, com isso o time não fazia gols e as vitórias não vinham.

Marcelo Djian já adiantou que vem aí um técnico interino, mesmo porque a situação financeira no momento não permite a contratação de técnico de ponta. Será que vão promover um técnico da base, como foi feito no Galo? Pode ser. De qualquer maneira, que seja gente nova, com mais vibração, novas ideias e conceitos.

Venha lá quem vier, o importante é melhorar a participação no Campeonato Brasileiro, para sair da zona de rebaixamento já neste domingo, no Estádio da Ressacada, às 16h, jogando contra o lanterna da tabela, o Avaí. Será um jogo de risco, mesmo porque, como dizem por aí, “porco magro é que suja a água”. Sonhar com o tricampeonato da Copa do Brasil no momento parece uma coisa impossível, mas em futebol, tudo pode acontecer.

ATLÉTICO
Ao contrário do seu maior rival, o Galo está surfando nas ondas de um bom momento, com o grupo encaixado e até com reforços chegando para melhorar ainda mais. Com 24 pontos ganhos, continua no G-4 e ainda belisca uma possibilidade de conquista internacional, porque está nas quartas de final da Copa Sul Americana.

A lamentar, o comportamento da torcida que atira objetos em campo durante os jogos. Isso pode causar altas multas e perda de mandos de campo. No mais, que venha o próximo adversário, o Fluminense, em casa, neste sábado (9), às 21h. Sem essa de jogar objetos em campo. Isso é coisa de vândalos, que precisar se proibidos de frequentar jogos.

AMÉRICA.
Com uma virada heroica de 4 x 3, obtida em cima da forte equipe do Londrina, e mesmo ainda não estando com a organização desejada em campo, o América está fora da zona de rebaixamento e muitos acreditam que agora a equipe mantenha essa reação. O técnico Felipe Conceição tem que fazer ajustes e preparar o time para o próximo compromisso, que será no sábado (17), às 19h, também em casa, contra o Cuiabá. É vencer e vencer, para se afastar ainda mais da zona de degola.

USIPA
Depois do sucesso da Expo Usipa, vem aí a abertura oficial de cinco projetos de incentivo ao esporte na associação esportiva e recreativa, que será neste sábado (10), às 8h, no Ginásio Tokinaka Takahashi. O projeto, usando recursos da lei de Incentivo ao Esporte, vai beneficiar os atletas verdes de Atletismo, Natação e Voleibol.

Na solenidade serão apresentados os atletas selecionados, as comissões técnicas de cada equipe, os patrocinadores do projeto e também os novos uniformes. Com o início dessas ações, a Usipa chegou à marca expressiva de cinco Projetos de Lei de Incentivo em execução simultânea, beneficiando 470 crianças e jovens. É um trabalho de base de grande alcance social, que deve ser apoiado e incentivado por todos na região.

UMAS E OUTRAS...
... De exportador de pés-de-obra que ocorria historicamente no passado, o futebol brasileiro está se tornando importador de jogadores de outros países, inclusive custando muito dinheiro, trazendo de volta veteranos como Tardelli e Daniel Alves. E agora vem o Flamengo falando em trazer mais um veterano, o ítalo-ganês Mário Balotelli. Em minha opinião, isso prejudica, e muito, a revelação de atletas da base, jogadores que poderiam se destacar e ganhar mercado em outros países. Estamos na contramão da história, e isso vai custar muito caro.

... Dá gosto e orgulho vermos o Brasil bem no quadro de medalhas dos Jogos Pan-Americanos. Que venham ouro, prata e bronze e a confirmação de muitos passaportes para as olimpíadas no Japão, ano que vem.

... Luciano Supry, um dos futebolistas que teve uma brilhante carreira no profissional e tem muita história para contar, vai participar da bancada do programa Bola na Área, comandado por Fabricio Pereira, nesta segunda-feira (12), no Bar do Cupim, bairro Bom Retiro, em Ipatinga, de 20 às 22h. Vamos lá prestigiar o programa e o amigo Supry.

... O técnico Ney Franco voltou a comandar o Goiás, onde vai ter muito trabalho para acertar o time, especialmente a defesa, que até o momento já levou 22 gols. Mas com o conhecimento do grupo que ele tem e com a ousadia de sempre, ele pode melhorar a posição do time, que atualmente é o 12º colocado. Neste domingo (11), às 19h, o esmeraldino joga em casa, no Serra Dourada, contra o Vasco da Gama.

... Na reta final da fase de classificação, o Torneio Integração de Futebol Soçaite da AAPI tem mostrado bons jogos nas manhãs de terças e sextas-feiras, no Clube dos Pioneiros. Até o momento, os atletas que se destacam na artilharia são: na serie B, Jairzinho, com 7 gols, Bitão, com 6, Geraldinho e Wolney, com 5 gols cada. Pela série A, Niko e Catita têm 7 gols, além de Chatão e Cido, com 5, são os principais artilheiros.

... Lembrança do amigo e companheiro, o fotógrafo Sérgio Roberto, que tem um invejável arquivo de fotos históricas. Filho do saudoso Aníbal, Sergio Roberto faz parte da história de Ipatinga.

Contatos com a coluna: e-mail - caixeta.aurélio@gmail.com
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO