07 de agosto, de 2019 | 15:00
Corujão da Saúde atendeu mais de 13 mil pacientes em 2019
Desde que começou a funcionar, o Corujão da Saúde realizou, no total, mais de 43 mil atendimentos, informou a secretaria
Divulgação PMCF
Conforme a Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano, foram 7.821 atendimentos clínicos e 5.012 atendimentos pediátricos neste ano

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano, o Corujão da Saúde realizou mais de 13 mil atendimentos neste ano. Implantado no município em abril de 2017, o programa realizou, entre janeiro e julho de 2019, 7.821 atendimentos clínicos e 5.012 atendimentos pediátricos.
Desde que começou a funcionar, o Corujão da Saúde realizou, no total, mais de 43 mil atendimentos, informou a secretaria. Para o prefeito Marcos Vinícius, o número é resultado do investimento do município na atenção primária. Estamos trabalhando para que as pessoas recebam um atendimento médico digno, seja no Corujão, nas UBSs ou no Hospital Dr. José Maria Morais. O excelente resultado do Corujão também se deve aos trabalhos de prevenção realizados pelas equipes da Saúde da Família, Mexa-se com atividades físicas e os acompanhamentos nas Unidades de Saúde”, destacou.
Além disso, segundo a secretaria, o atendimento estendido tem reduzido o número de atendimentos no Hospital Dr. José Maria Morais, classificados como verde, sendo pouco urgente, e em alguns casos como amarelo, sendo urgente, segundo o protocolo de Manchester.
Programa
O Corujão Clínico é responsável pelo atendimento de pacientes que se enquadram na classificação de risco como de urgência de baixa complexidade, como casos de emergência em clínica médica, pediatria e enfermagem, sem necessidade de agendamento.
A equipe técnica do programa é composta por nove clínicos e seis pediatras que revezam durante a semana, além de um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, um farmacêutico, auxiliar de serviço público e profissionais da área administrativa. Os atendimentos são realizados de 16h as 22h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]