Ação Educativa divulga programação

Escolas e comunidade podem se inscrever para participar de atividades gratuitas

Foi aberta a programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas para o segundo semestre de 2019. Os interessados (escolas e comunidade) já podem agendar a participação em várias atividades gratuitas, voltadas para públicos de todas as idades e com acessibilidade.

Ricardo Alves, Rodrigo Zeferino, Nilmar Lage/ACS CCU


Quarta e quinta tem Contação de Histórias
Isso inclui Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, Série Espetáculos Didáticos, Arte em Família, Visitas Teatralizadas, Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores, Projeto Xerimbabo Usiminas 2019 e exposições de arte, entre outros, integram a grade de programação.

Nesta quarta (7) e quinta-feira (8), às 19h, haverá Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, no Centro Cultural Usiminas, com sessões para escolas e um encontro para famílias. Inspirado na natureza, o Grupo Farroupilha vai contar a saga do Gigante das Flores – pé de jequitibá - que é bem maior que todas as árvores e mais velho que o Brasil.

No sábado (10), às 8h e 14h, pelo Projeto Xerimbabo Usiminas, as famílias vão poder participar do “Conhecendo a Usiminas”, uma visita interativa à Usina de Ipatinga, onde os participantes são envolvidos na jornada do carvão e do minério para se transformarem em bobinas de aço, perpassando por seus segredos e curiosidades.

O público também vai participar de uma oficina de pintura utilizando o agregado siderúrgico. Durante o semestre, o Projeto Xerimbabo Usiminas prevê também as atividades “Aventura no Viveiro” e “Conhecendo os Xerimbabos”, para escolas e famílias.

Ricardo Alves, Rodrigo Zeferino, Nilmar Lage/ACS CCU


Flora Manga conduz a Aventura no Viveiro
Alcance ampliado
Todas as atividades da Ação Educativa contam com o recurso de Tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), mediante agendamento prévio. O objetivo é gerar um diálogo com o público afetado pela surdez, promovendo interações entre as pessoas e os conteúdos da programação.

No primeiro semestre deste ano, mais de 25 mil pessoas, de 18 cidades e 67 escolas do Leste Mineiro, foram beneficiadas com a Ação Educativa.

Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a programação educativa alcança públicos de todas as idades, e com acessibilidade. “Oferecemos experiências lúdicas em vários campos, por meio da arte, a públicos de todas as idades. Esperamos que a comunidade se aproprie cada vez mais desta programação”, diz.

Teatro, formação e exposições
Nos dias 28 e 29 de agosto, o Teatro do Centro Cultural Usiminas receberá o espetáculo “Vinicius Poetinha”, da Cia. Articularte (SP), com sessões para escolas e famílias.

Ricardo Alves, Rodrigo Zeferino, Nilmar Lage/ACS CCU


Visita teatralizada: sucesso com a criançada
Com bonecos e muita música, a peça presta homenageia Vinícius de Moraes em uma encenação que enaltece a palavra, o verso, o espírito musical e jogos de infância. Os agendamentos para escolas estão abertos e as famílias interessadas podem retirar seu ingresso na bilheteria, gratuitamente.

A primeira ação do Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores será a oficina “Ações Formativas em Teatro”, com o Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte, entre 28 e 30 de agosto, no Teatro Zélia Olguin.

Para o público, a atividade de formação ofertada é o Projeto Artes Visuais no Vale do Aço, com palestras e leituras de portfólios realizadas com os artistas plásticos Mônica Rubinho, Sidney Philocreon e Eduardo de Jesus, em agosto e setembro.

Na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, a exposição “Musica Brasilis – 5 Séculos da Música Brasileira” fica em cartaz até 31 de agosto. Em seguida, o espaço receberá duas exposições: Uma Linha Para Contar História, da estilista Vanuza Bárbara, e Jardins Móveis, de Felipe Barbosa e Rosana Ricalde (RJ).

A programação completa da Ação Educativa pode ser acessada no site www.institutousiminas.com. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (31) 3822-2215. O programa Ação Educativa tem patrocínio da Usiminas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 183774).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO