Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de agosto, de 2019 | 09:59

“Viola da Minha Terra”

Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço inicia circulação

“A viola é um dos elementos estruturantes da identidade mineira e uma das principais porta-vozes da cultura interiorana”, afirma um representante do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Daí importância do projeto Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço, que resgata a cultura e reúne o melhor da música sertaneja de raiz com o espetáculo “Viola da Minha Terra”, que vai circular em cinco cidades da região do Vale do Aço a partir deste mês.

Divulgação
O Maestro Mariano rege a Orquestra de Viola CaipiraO Maestro Mariano rege a Orquestra de Viola Caipira
A primeira apresentação será neste sábado (10), às 20h, na Praça Ana Angélica, centro de Antônio Dias, integrando o projeto “Família na Praça”, ação da prefeitura local que terá também a participação de integrantes do Projeto Palha do Indaiá com a venda de produtos artesanais.

E no sábado seguinte (17), também às 20h, o projeto levará o espetáculo a Periquito, como parte do Fest Country 12 anos da APAE Periquito, no centro da cidade. Os municípios de Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso também vão receber o espetáculo “Viola minha Terra”, em datas a serem agendadas.

Viola da Minha Terra
O show “Viola da Minha Terra” reúne 25 músicos sob a regência do maestro Mariano, que emocionam a plateia por sua beleza poética e musicalidade, numa reverência à cultura caipira e música sertaneja de raiz. A orquestra abrirá o show com um espetáculo didático de 25 minutos para crianças, contando a história da viola.

O maestro Mariano explica que o projeto que leva o espetáculo divulga e valoriza a cultura popular. “Atuamos na promoção da viola caipira como instrumento de manutenção do conhecimento tradicional e ferramenta potente para a produção e comunicação de saberes popular”, diz.

O projeto tem apoio da Associação de Amigos da Cultura (Assamic), Orquestra de Viola e Fino Trato Produção Cultural.

Criada em 2012, a Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço é uma iniciativa musical de preservação e divulgação da cultura popular, visando o resgate da Viola Caipira.

O grupo tem um repertório eclético, executando toadas, cururus, guarânias, cateretês e outros ritmos de viola. Por meio de espetáculos musicais, destaca-se no cenário cultural mineiro como um grande articulador da cultura caipira ligada à viola e se consolida como a primeira Orquestra de Viola Caipira do Leste de Minas Gerais.

SERVIÇO:
Viola da Minha Terra
Orquestra de Viola Caipira do Vale do Aço
10 de agosto (sábado), 20h, Praça Ana Angélica, Centro - Antônio Dias
17 de agosto (sábado), 20h, Fest Country 12 anos APAE Periquito - Centro
Entrada gratuita.
Patrocínio da Usiminas (Lei Estadual de Incentivo à Cultura)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário