CADERNO IPATINGA 2024

06 de agosto, de 2019 | 13:45

Seria o poker o novo esporte do momento?

O poker é hoje uma indústria bilionária, a qual está crescendo

Divulgação
O fato do poker ser considerado um esporte da mente só mostra como é preciso ter habilidade e capacidade técnica para praticar o esporteO fato do poker ser considerado um esporte da mente só mostra como é preciso ter habilidade e capacidade técnica para praticar o esporte

O poker é o jogo de carta mais jogado no mundo e a cada dia que passa está se tornando mais popular em escala global, graças, principalmente aos diversos sites de poker online que conseguem chegar aonde os cassinos físicos não chegam. O poker é hoje uma indústria bilionária, a qual está crescendo.

Mesmo que ainda haja um certo preconceito ao redor do poker, hoje ele já é considerado um esporte da mente. Este reconhecimento aconteceu em 2010, de acordo com a Federação Internacional dos Esportes da Mente (IMSA). Ou seja, ano que vem o poker já vai comemorar 10 anos de esporte oficial. Por isso, não há mais espaço para pré-conceitos, o poker não é sorte, o poker é um esporte.

O fato do poker ser considerado um esporte da mente só mostra como é preciso ter habilidade e capacidade técnica para praticar o esporte. Entretanto, há sim o fator sorte, o qual faz com que as pessoas tenham o preconceito citado acima, mas os especialistas do segmento estão tentando cada vez mais eliminar esse elemento do jogo profissional, falaremos mais sobre isso abaixo.

Além disso, grande parte dos jogadores profissionais já fizeram declarações públicas afirmando que o fato sorte é na verdade extremante negativo, já que se não fosse a sorte, eles teriam mais chances de ganharam pois apresentam habilidade e capacidade para isso, mas a sorte pode mudar tudo.

Quais são as habilidades e as capacidades técnicas de um jogador de poker profissional?

Para ser um bom jogador de poker é preciso ser uma pessoa que consegue se concentrar e manter o foco por longas horas, é preciso também ter uma excelente atenção aos detalhes, já que nada pode passar despercebido. Em adição, é preciso também ter um reflexo rápido para poder dar respostas na hora certa, e pensamento analítico e estatístico. Ou seja, todos esses pontos mostram como o poker é um esporte que trabalha a mente.
Há muitos outros pontos, sem levar em consideração o aprendizado das regras e as longas horas de dedicação e de comprometimento para aprender a jogar bem, o que não é fácil e pode levar anos.
Como está a situação do poker no Brasil?

No Brasil há mais de 7 milhões de pessoas jogando poker, principalmente em diversos sites onlines, entre eles 888 Poker Brasil. Em Curitiba, um dos estados brasileiros no qual o jogo de poker mais se desenvolveu é possível encontrar até mesmo casas para jogar poker em meses físicas, entre elas Espaço Poker Curitiba, já que no Brasil o poker não é considerado um jogo de azar.

Isso porque a lei deixa claro que dentro do poker, o ganho ou a perda não dependem exclusivamente ou principalmente do fator sorte.
Dessa maneira, o poker está em ascensão dentro do Brasil. Hoje o país conta com campeonatos importantes e também com vários jogadores profissionais que se destacam dentro e fora do país.

Outro fator de crescimento é a presença do poker na vida de personalidades e celebridades brasileiras, como o Neymar o qual gosta de jogar poker tanto online como off-line em seu tempo livre. Ele joga poker online quando está em concentração, e com os amigos em mesas físicas quando realiza festas em sua casa. Ano passado, ele chegou a participar de campeonatos como qualquer outro jogador de tanto que adora o seu passatempo.

O poker poderá se tornar um esporte olímpico em breve
Por fim, para mostrar como o poker é o novo esporte do momento, ele poderá se tornar em breve um esporte olímpico. E lembra do fator citado acima? O poker foi um dos esportes selecionados pela Associação Global de Federações de Esportes Internacionais para ficar em uma área de observação e poderá entrar nas próximas Olímpiadas Paris 2024.

As olímpiadas são um dos eventos esportivos mais importantes do mundo, o qual está bastante aberto as novas tendências do mundo moderno e contemporâneo, e ela sabe da importância que o poker está tendo.

O detalhe é que o poker que poderá se tornar olímpico é bastante específico, ele se chama Match poker e tem até mesmo uma federação própria, a qual fez um vídeo super interessante para educar sobre essa prática e tipo de poker. Há até mesmo várias competições internacionais acontecendo com equipes de vários países que já apresentam times formados para isso.

Neste tipo de poker, o fator sorte é totalmente eliminado, o que mostra que é preciso ter muita habilidade e capacidade técnica para ganhar. Os puristas de poker apresentam várias críticas, já que esse jogo se difere bastante do jogo praticado nos principais campeonatos de poker da atualidade, tal como o World Series Of Poker em Las Vegas.

O poker tem, portanto, grandes chances de se tornar um esporte olímpico. Já nas Olímpiadas Tóquio 2020 cinco novos esportes vão fazer parte da competição: skate, surfe, karatê, escalada, e beisebol.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário