01 de agosto, de 2019 | 14:40

PM terá acesso facilitado a imagens de câmeras dos bancos

É o que prevê acordo firmado entre a Febraban e Polícia Militar de Minas Gerais

Killzy Lucena
Em um mês, o sistema estará em pleno funcionamentoEm um mês, o sistema estará em pleno funcionamento

Em uma iniciativa pioneira no Brasil, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) assinaram um termo de cooperação que garante à corporação acesso rápido às imagens e vídeos coletados pelas câmeras externas das agências bancárias.

Estratégias de prevenção e repressão pontual qualificada poderão ocorrer agora em muito menos tempo. Para possibilitar o acesso às 4 mil câmeras em 1.960 agências em todo estado de Minas Gerais, o investimento feito pela Febraban foi de R$ 4 milhões.

Em um mês, o sistema estará em pleno funcionamento. Com isso será possível, para o setor de inteligência da PMMG, acessar imediatamente um portal de integração de imagens das câmeras externas das agências bancárias filiadas à Febraban.

“Antes tínhamos muita dificuldade para ter esse acesso, muitas vezes só com autorização judicial; e agora, com o termo de cooperação, esse monitoramento será feito rapidamente de maneira direcionada em determinada agência a partir de suspeições, de denúncias e do trabalho da Inteligência, 24 horas por dia, sete dias por semana”, explica comandante-geral da PMMG, coronel Giovanne Gomes da Silva.

Para a PM, esse monitoramento irá impactar diretamente na prevenção e repressão às explosões, tanto no flagrante quanto num cerco-bloqueio mais rápido e focado no perímetro da ocorrência.

Edmar Pieri Campos, da Associação de Bancos de Minas Gerais, disse que a PMMG é atuante e pioneira por fazer frente a esses crimes com inteligência e antecipação. “Esse projeto de cooperação é nacional, mas Minas Gerais, por meio da Polícia Militar, saiu na frente com essa parceria. Acreditamos que só assim poderemos puxar mais ainda os números da redução dos crimes de ataques às instituições bancárias”, afirma.

(Agência Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário