31 de julho, de 2019 | 07:01

Começam as obras de construção do parque linear em Santana do Paraíso

O parque Linear estará localizado no fim da avenida Carlos Edmundo Landaeta, no bairro Cidade Nova, próximo à saída que dá acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço

Divulgação
Conforme o projeto, parque linear terá uma área de 280 mil metros quadrados Conforme o projeto, parque linear terá uma área de 280 mil metros quadrados

Por força de um Termo de ajustamento de conduta (TAC), será construído um parque linear no bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso. A obra, que teve início nesta segunda-feira (29), é resultado da assinatura de um TAC entre a 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, a administração de Santana do Paraíso e a empresa Urbanize, do Grupo Landaeta, responsável pela obra.

O parque Linear estará localizado no fim da avenida Carlos Edmundo Landaeta, no bairro Cidade Nova, próximo à saída que dá acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço.

Em nota, a administração de Santana do Paraíso informou que o projeto contempla a recuperação de áreas degradadas e áreas de várzea existentes com reflorestamento e implementação do parque. “O projeto de construção já foi apresentado pela Urbanize ao Ministério público e aprovado pela Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso”.

280 mil metros quadrados
A nota também destaca que o parque linear terá uma área de 280 mil metros quadrados, que deverá incluir a “construção de um ponto para administração com três salas, sendo uma delas cedida para a Polícia Militar; banheiros públicos; instalação de bebedouro; bancos com áreas sombreadas; conjuntos de mesas e bancos; uma pista de caminhada com 1.500 metros lineares, além de barras de alongamento a cada 750 metros”.

Também faz parte do projeto do parque a construção de pista de skate, quadras poliesportivas, pérgolas, campo de futebol, brinquedos infantis, academia ao ar livre, anfiteatro a céu aberto, arbóreas nativas e jardins ornamentais distribuídos ao longo do Parque, totalizando 1.000 metros quadrados. “Serão 40 mil metros quadrados de grama, reflorestamento com espécies nativas e, para atender às necessidades de manutenção das áreas verdes, será construído um poço artesiano. O Parque será todo iluminado com luminárias em LED”, detalhou a nota.

Futuro
Conforme a nota enviada pela empresa Urbanize, a parceria com a gestão de Santana do Paraíso vem de encontro ao crescimento populacional e a necessidade de desenvolvimento das áreas próximas ao bairro Cidade Nova. “Todo investimento faz parte de um planejamento de crescimento das áreas urbanas do Vale do Aço e da melhoria para as questões ambientais, saneamento básico, saúde, infraestrutura e futuras moradias. Serão investidos mais de R$ 6 milhões na construção do parque”, enfatizou a Urbanize.

Prazo
Procurado pelo Diário do Aço, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também se manifestou por meio de nota. “A iniciativa é resultado de um TAC celebrado entre o MPMG, por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, a Prefeitura Municipal e a Urbanize Empreendimentos Imobiliários, em razão de danos causados pela empresa anterior responsável pelo terreno à ordem urbanística e ao meio ambiente no empreendimento Fazenda Ipanema. O TAC foi firmado em fevereiro do ano passado e fixou o prazo de 36 meses para a realização das obras, a partir da aprovação dos projetos pelo município”.  

(Tiago Araújo)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Elder

06 de agosto, 2019 | 21:40

“Infelizmente a solução encontrada pelo MPMG para solucionar os problemas do local foi equivocada. Apesar do despejo de esgoto e entulhos, da presença de gado bovino e da caça ilegal, a avifauna local é rica e espécies raras já registradas no local serão afugentadas. O projeto atende a outros interesses, mas é um desserviço ao meio ambiente.”

Eschineider

01 de agosto, 2019 | 07:34

“Concordo com o Cleiton, faço das palavras dele a minha e ai como fica? A copasa acabou com a regiaobdo aguas claras jogando esgoto a céu aberto.”

Cleiton Jose dos Santos

31 de julho, 2019 | 06:09

“Parque Linear, bacana... Os loteamentos desta construtora, o que é feito com o esgoto dos mesmos? A lagoa do Águas Claras fede!!!
Jardim Vitória nao tem asfalto...
Parque Caravelas, aquele trevo perigoso, nao deu pra fazer uma trincheira... Que TAC é este? Faz o fútil e nao tem o essencial...”

Bel Ramos

30 de julho, 2019 | 18:48

“Ansiosa pra ver esta obra pronta !
Santana do Paraíso merece e tem carência de uma infraestrutura deste porte pra atender a população.
Sucesso!!!”

Adriana

30 de julho, 2019 | 18:39

“Ótima iniciativa!
A nossa comunidade necessita de espaços de lazer ao lado da natureza e este parque vai possibilitar um ambiente aconchegante para o convívio das famílias em passeios, piqueniques, práticas esportivas... Enfim, ambiente necessário para amenizar os estresses da vida cotidiana.”

Roberta

30 de julho, 2019 | 18:29

“Nem todas as empresas tem a mesma política. Conheço bem o empreendedor e esta é séria e todos somos satisfeitos com o Cidade Nova.confiança e credibilidade.”

Rick

30 de julho, 2019 | 17:37

“Tem uns chacreamentos no vale do aço que não é possível que o MP não esteja vendo... Estão cortando morro, desviando curso d'água, desmatando... Só passear pelo cocais”

Zoio de Zoiar

30 de julho, 2019 | 10:08

“Caso este parque linear for igual ao do município vizinho de Coronel Fabriciano/MG, será apenas mais um elefante branco com a farra do dinheiro publico. Em Coronel Fabriciano o parque linear virou uma Utopia. Mais uma forma do mal uso do dinheiro publico. Espero que eu esteja errado, tomara.”

Barrabas

30 de julho, 2019 | 08:39

“Estas empresas de loteamento elas destroi o meio ambiente visando lucro e depois vende tudo e nao responsabiliza por mais nada .e como se fosse essas mineradoras destroi tudo visando lucros nao importa com meio ambiente e depois se va embora porque ja tirou tudo da terra ultimamente nem vidas humanas sao respeitadas.”

Envie seu Comentário