CADERNO IPATINGA 2024

29 de julho, de 2019 | 07:36

Segundo semestre letivo começa nesta segunda-feira

Após duas semanas de recesso, escolas estaduais mineiras retomam atividades

Cerca de dois milhões de alunos da rede estadual de ensino voltam às aulas nesta segunda-feira (29), em mais de 3,6 mil unidades escolares do estado. Durante o recesso escolar, muitos diretores e servidores do setor administrativo aproveitaram para reorganizar as unidades de ensino, repensar questões pedagógicas e realizar melhorias na infraestrutura das escolas.
Alex Ferreira / Arquivo DA
Escola Estadual Getúlio Vargas, em Timóteo Escola Estadual Getúlio Vargas, em Timóteo


No início do ano, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) instituiu, para toda a rede, diretrizes administrativas e pedagógicas por meio do calendário escolar unificado. Este instrumento prevê, no ano, o desenvolvimento de atividades escolares em 200 dias letivos, carga horária mínima de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. O término do ano letivo está previsto, no calendário unificado, para o dia 13 de dezembro.

Projetos e ações

A partir desse próximo semestre a educação integral no ensino fundamental estará presente em 1.395 escolas estaduais, de 533 municípios mineiros, atendendo cerca de 64 mil alunos. Em junho, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) anunciou a ampliação da iniciativa, que já estava sendo oferecida no Estado no primeiro semestre, com uma nova matriz curricular, que articula as áreas de conhecimento e os campos integradores.

Ou seja, além das disciplinas regulares da base comum, os alunos terão aulas de projeto de vida, cultura e saberes em arte, educação para cidadania, laboratório de matemática, ciências e tecnologia, por exemplo, que passam a fazer parte da matriz pedagógica. (Ascom Governo de Minas Gerais)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário