28 de julho, de 2019 | 14:00

Ação de golpistas em caixas eletrônicos expõe usuários a risco

Os casos em que criminosos agem para furtar envelopes com depósito, dados cadastrais, clonar cartões e ter acesso a senhas têm se repetido, o que requer cuidado de quem for usar os caixas eletrônicos

Divulgação PMMG
Golpistas usam variados dispositivos em caixas eletrônicos para furtar envelopes com depósitos, senhas e dados de clientes bancários Golpistas usam variados dispositivos em caixas eletrônicos para furtar envelopes com depósitos, senhas e dados de clientes bancários

Caixas eletrônicos com o painel trincado, teclados soltos e leitores de cartão magnético com sinais de cola, remoção, cores diferentes, entre outros, podem indicar um golpe em andamento. Ao menor sinal de dúvida, o usuário dos terminais de autoatendimento nos bancos deve se afastar e acionar a polícia. O alerta é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os casos em que criminosos agem para furtar envelopes com depósito, dados cadastrais, clonar cartões e ter acesso a senhas têm se repetido, o que requer cuidado de quem for usar os caixas eletrônicos. Os ataques são frequentes à noite e nos fins de semana e feriados. “Em caso de retenção do cartão no caixa automático, não digite sua senha e aperte as teclas ‘Anula’ ou ‘Cancela’. Ligue imediatamente para o banco ou procure a ajuda de um funcionário que esteja identificado”, orienta a federação.

E os casos se repetem. Recentemente, um homem de 45 anos descobriu uma tentativa de golpe em uma agência na avenida Selim José De Salles, no bairro Canaã, em Ipatinga. Ao realizar um depósito no valor de R$ 200 ele percebeu que o envelope ficou preso de forma estranha no compartimento. Ao puxar de volta o cliente percebeu uma linha colada num dispositivo instalado no caixa eletrônico para reter envelopes com depósito. A Polícia Militar foi acionada e dois dispositivos instalados nos caixas, popularmente conhecidos como “chupa-cabras”, foram identificados nos caixas eletrônicos. Os golpistas os instalaram na entrada de envelopes para depósito em dois caixas e, se não fossem descobertos, teriam causado prejuízos.

Em outras situações, dispositivos foram instalados para substituir os leitores de cartão magnético. Nesse caso, o objetivo dos golpistas era ter acesso aos dados dos cartões dos clientes que chegaram para usar os equipamentos do banco.

Troca de senha
A Febraban também alerta que outro golpe bastante frequente é a troca de cartão no caixa automático. Os criminosos aproveitam momentos de grande movimentação de pessoas dentro das agências e de distração dos clientes dos bancos. Esse golpe ocorre enquanto o cliente usa o caixa eletrônico e o golpista se aproxima e oferece ajuda. Após ver a vítima digitar a senha, ele troca o cartão sem ser notado e, com isso, realiza saques e compras. Até o golpe ser notado, o prejuízo será bem grande. Nesse caso a entidade alerta que os clientes dos bancos aceitem ajuda apenas de funcionários identificados e nunca forneçam sua senha a terceiros.

Troca do cartão em domicílio é fraude
Há ainda outra forma de atuação dos estelionatários. Um falso funcionário de banco liga para a vítima e uma pessoa que se passa por empregado da instituição da qual a vítima é cliente diz que o cartão foi clonado e que é preciso bloqueá-lo. Para isso, bastaria cortá-lo ao meio e pedir um novo pelo atendimento eletrônico. Mas o falso funcionário pede a senha, e fala que, por segurança, um colega do banco irá buscar o cartão. O que o cliente não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar diversas transações.
Esse golpe pode ser evitado desde que os clientes saibam que nenhum banco pede o cartão de volta ou se oferece para buscá-lo para a troca. "Então, se receber uma ligação dessas, desligue o telefone e consulte seu gerente sobre alguma irregularidade", orienta a Febraban.

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