Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de julho, de 2019 | 14:16

Desfrutando as belezas do Alentejo

Região produz alguns dos melhores e mais famosos vinhos portugueses

Portugal tem sido um dos destinos mais procurados por brasileiros. Afinal, há um conjunto de atrativos no país que saltam aos olhos: o mesmo idioma, o clima favorável, a boa comida, os vinhos e a autenticidade. Passear por Portugal é viajar no tempo e existe uma região especifica que reúne todos esses elementos: o Alentejo.

Como seu próprio nome diz, essa região ao Sul de Portugal está situada além do rio Tejo e esconde, em meio as suas paisagens deslumbrantes, joias ricas em história.

GB Imagem
Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureirosDetentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros
Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um estilo de vida tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares.

Detentor de quatro títulos da Unesco e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. O Alentejo conta com um extenso território cheio de possibilidades para os viajantes.

Há grandes propriedades vinícolas, produtoras de alguns dos melhores vinhos da atualidade, diversos castelos medievais com vistas maravilhosas para os arredores, vilarejos charmosos com ruelas de pedra e casinhas brancas, e isso é só o começo.

GB Imagem
Aqueles que estão planejando suas férias em família vão amar Alentejo, uma região com castelos, rodeados de muito verde que vão despertar a imaginação dos pequenos e dos adultosAqueles que estão planejando suas férias em família vão amar Alentejo, uma região com castelos, rodeados de muito verde que vão despertar a imaginação dos pequenos e dos adultos
As paisagens e hotéis podem ser extremamente românticos. Por isso, uma viagem ao Alentejo combina perfeitamente com um momento especial a dois, como a comemoração de um aniversário de namoro, um pedido de casamento ou lua de mel.

O casal pode aproveitar, por exemplo, e se hospedar em hotéis muito de charmosos, como o Torre de Palma, em Monforte, com quartos elegantes, um delicioso restaurante e vinhos incríveis, o M’ar de Ar Aqueduto.

O hotel fica no coração do centro histórico de Évora e foi instalado em um antigo edifício quinhentista totalmente adaptado, ou a Herdade de São Lourenço do Barrocal, nos arredores de Monsaraz, em que é possível reservar uma casa inteira, desfrutando de muita privacidade e tranquilidade.

O vilarejo de Monsaraz pede um passeio a dois, já tendo sido eleito pela imprensa norte-americana como um dos melhores destinos do mundo para lua de mel. Monsaraz é uma vila medieval amuralhada e uma das mais bonitas do país que durante a história foi ocupada por romanos, visigodos e muçulmanos.

GB Imagem
Monsaraz é uma vila medieval amuralhada e uma das mais bonitas do país. Erguido sobre o monte, um o castelo que virou hotel que representa bem a história local. Experiência única para quem se hospeda por láMonsaraz é uma vila medieval amuralhada e uma das mais bonitas do país. Erguido sobre o monte, um o castelo que virou hotel que representa bem a história local. Experiência única para quem se hospeda por lá
Erguido sobre o monte, o castelo é um “must go” por conta da bela vista e de sua mistura de elementos medievais e seiscentistas. É por conta dessa autenticidade que “onde ficar?” torna-se uma pergunta fundamental para uma experiência completa na região. Aos pés de Monsaraz, em uma propriedade de 780 hectares, está o São Lourenço do Barrocal, um hotel que representa bem a história local.

Antigamente, essas terras – que pertencem a mesma família há mais de 200 anos – eram ocupadas por uma comunidade agrícola de cerca de 50 famílias. Com o passar dos anos e das interferências políticas em Portugal, a comunidade se dissipou e muito de sua construção original se perdeu.

Foi na década de 90, que o administrador e empresário, José Uva, pertencente à oitava geração da família, conseguiu recuperar a propriedade que estava ocupada e decidiu transformá-la em um hotel cinco estrelas, mas sem perder sua essência. Por isso, contratou historiadores, antropólogos, paisagistas para pesquisar e reproduzir a arquitetura e o estilo de vida da propriedade há anos atrás.

GB Imagem
O Alentejo conta com um extenso território cheio de possibilidades para os viajantes. Uma atração imperdível são as grandes propriedades vinícolas, produtoras de alguns dos melhores vinhos do paísO Alentejo conta com um extenso território cheio de possibilidades para os viajantes. Uma atração imperdível são as grandes propriedades vinícolas, produtoras de alguns dos melhores vinhos do país
Em meio às pesquisas, um recorte de jornal de 1927 foi fundamental para o processo de reconstrução – já que nele havia um depoimento de um membro de família contando com detalhes como era a antiga comunidade.

Caixas de documentos e fotos também foram peças-chaves e, inclusive hoje, quem visita o hotel encontra todo esse arsenal nas paredes, na zona do bar, nos quartos e principalmente no restaurante decorado com fotos antigas em preto e branco, chapéus, alfinetes e outros objetos pertencentes à família. Para resgatar a essência da propriedade, a agricultura também precisava fazer parte do processo.

Os vinhos produzidos hoje – comercializados apenas em Portugal – são feitos utilizando as mesmas técnicas de antigamente, a horta fica bem perto do antigo sistema de irrigação que inclui um aqueduto do século XIX, ainda visível. Hoje, todos os ingredientes produzidos por lá e no restante da fazenda, como as carnes, são utilizados nos restaurantes do hotel.

Mas o Alentejo também combina com as fases mais aventureiras da vida, em férias programadas para estar mais perto da natureza. A região é repleta de lagos, como o Alqueva, onde é possível praticar canoagem e stand-up paddle, trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta e campos onde se pode fazer piqueniques.

GB Imagem
Privilegiando um estilo de vida tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, Alentejo conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímparesPrivilegiando um estilo de vida tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, Alentejo conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares
Outro bom momento para visitar o destino é no inverno brasileiro, durante as férias de julho. Quem não gosta de baixas temperaturas encontrará conforto nas praias alentejanas, com suas areias douradas e falésias ao redor, ou nas encantadoras praias fluviais que se espalham pelos diversos lagos.

Aqueles que já estão no estágio de planejar férias em família também irão adorar o Alentejo, uma região com castelos que vão despertar a imaginação dos pequenos que sonham com cavaleiros e princesas, passeios de tuk tuk em Évora, muitas áreas verdes para brincar e inesquecíveis voos de balão.

Seja qual for o momento, uma viagem ao Alentejo será incrível, pois o destino tem muito a oferecer e encanta turistas de todas as idades, em qualquer época do ano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário