26 de julho, de 2019 | 10:15

Relembrando - “As Pupilas do Senhor Reitor”

Produção do SBT teve elenco recheado de grandes nomes da teledramaturgia brasileira

“As Pupilas do Senhor Reitor” foi uma novela produzida pelo SBT e exibida de 6 de dezembro de 1994 a 8 de julho de 1995.

Tendo como base o romance homônimo do médico e escritor português Júlio Dinis, o roteiro foi escrito por Lauro César Muniz e adaptado por Ismael Fernandes e Bosco Brasil, com direção de Nilton Travesso.

A novela foi reprisada à tarde entre 7 de maio e 3 de agosto de 2007, compactada em 65 capítulos.

GB Imagem
Tuca Andrada, Luciana Braga, Juca de Oliveira, Débora Bloch e Eduardo Moscovis atuaram em ?As Pupilas do Senhor Reitor?Tuca Andrada, Luciana Braga, Juca de Oliveira, Débora Bloch e Eduardo Moscovis atuaram em ?As Pupilas do Senhor Reitor?
A trama focava em detalhar os conflitos vividos na aldeia de Povoa de Varzim, situada na região do Minho, em Portugal. Após a morte de seu pai, Margarida, mais conhecida como Guida (Débora Bloch), vai viver com sua meia-irmã Clara (Luciana Braga), filha de sua madrasta.

Antes de morrer, entretanto, a madrasta encarrega o Padre Antônio (Juca de Oliveira), o Senhor Reitor, de cuidar adequadamente da educação das meninas. A partir daí, ele começa a cuidar das duas mocinhas.

Pedro (Tuca Andrada), um homem simples que trabalha no campo como seu pai, José das Dornas (Elias Gleiser), dono da fazenda mais importante da aldeia, é o noivo da ambiciosa Clara.

Guida, por sua vez, havia sido prometida a Daniel (Eduardo Moscovis), que voltou à aldeia graduado como médico, destituindo do posto o Dr. João Semana (Luis Carlos Arutin).

Mas o rapaz não se lembra de Guida, nem da promessa de casamento feita anos antes à jovem, assim como não se acostuma com a vida humilde da pequena aldeia.

O Reitor se inspirará na natureza para proteger e cuidar de “suas flores” (Guida e Clara), utilizando a sua sabedoria para controlar as incríveis confusões que surgem.

O tema de abertura da novela era “Canção do Mar”, na voz da cantora portuguesa Dulce Pontes. O destaque da novela ficou por conta das três beatas fofoqueiras interpretadas por Ana Lúcia Torre, Cláudia Mello e Miriam Mehler.

Valéria Alencar era a fogosa Francisquinha, que tomava banhos no rio para aliviar seus calores, e obteve grande sucesso da critica e crescimento do seu papel.

Daniela Camargo, mesmo fazendo, a antagonista, Amália, conquistou o coração dos telespectadores quando sua personagem contraiu tuberculose, tendo uma morte trágica, no final da novela.

“As Pupilas do Senhor Reitor” foi a única novela da qual Eduardo Moscovis e Débora Bloch participaram fora da Rede Globo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário