Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de julho, de 2019 | 17:45

Adolescente ferido por linha chilena terá que amputar a perna

O sonho do garoto de 15 anos é ser jogador profissional de futebol

Reprodução
Gabriel Lucas Alves, de 15 anos, foi feriado na altura dos joelhos no último sábado, em BetimGabriel Lucas Alves, de 15 anos, foi feriado na altura dos joelhos no último sábado, em Betim

O garoto Gabriel Lucas Alves, de 15 anos, que sonha em ser jogador, vai ter a perna amputada. Ele foi ferido na altura dos joelhos por uma linha chilena (usada para soltar pipa, com poder de corte superior ao cerol) quando andava na rua em Betim, na Grande BH, no último sábado (20).

Conforme publicado no site da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, até esta quarta-feira (24), o menino já tinha sido submetido a duas outras cirurgias. O ferimento foi muito profundo, atingindo nervos, artérias e veias.
De apelido Feijão, Gabriel é jogador de futebol e já atuou em alguns times da região. O sonho dele é ser jogador profissional.

Conforme testemunhas, a linha chilena estava no chão, enrolou na roda de uma van e atingiu a perna de Gabriel, que aguardava no passeio para atravessar a rua. “Segundo relato da pessoa que o socorreu, a preocupação dele era: será que vou perder minha perna e nunca mais vou jogar bola? Meu sonho não pode ser cortado”, contou Regina Alves Rosa Nascimento, mãe de Gabriel, em entrevista à Itatiaia. Ela ainda fez um apelo:

“Creio que Deus pode ter sonhos maiores para ele e pode livrar ele desse peso e dessa fatalidade. E deixo uma conscientização para todos: linha de cerol chilena mata. Quando não mata, deixa sequelas. Meu filho está sujeito a perder a perna”.

Uma das cirurgiãs que operou Gabriel, Cristina Oliveira Ribeiro disse à Itatiaia que o atendimento rápido contribuiu para ele sobreviver, uma vez que Gabriel chegou ao hospital em estado grave em razão do sangramento intenso. “Foi identificado no procedimento cirúrgico que ele teve uma lesão na perna esquerda na artéria principal”, destacou. “Lesão grave, que foi preciso fazer um enxerto para revascularizar a perna. Hoje ele está estável, conseguiu fazer a revascularização, mas ainda corre o risco de perder a perna ou ficar com um dano na movimentação da perna esquerda”, explicou a médica.

Coincidentemente, a Guarda Municipal de Betim desenvolve uma campanha contra o uso do cerol. Produzida de forma clandestina, a partir de uma mistura de óxido de alumínio e quartzo, a linha chilena é mais cortante e resistente do que a linha com o cerol caseiro. A comercialização destes produtos é proibida em Minas Gerais, conforme estabelece a Lei Estadual 14.349/02. Mesmo assim, é vendido livremente em lojas e pela internet.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Boa Noite

26 de julho, 2019 | 22:28

“MAIS UMA COISA QUE NÃO CONSIGO ENTENDER NESSE PUTEIRO CHAMADO BRASIL.
SE EU FUMAR UM BASEADO NA ESQUINA SEM FAZER MAL A NINGUÉM A POLÍCIA CHEGA NA HORA. AGORA ESSES MININO SOLTA PIPA O DIA INTEIRO NA RUA,DEGOLAM MOTOQUEIROS E AGRIDEM OUTROS AO PONTO DE AMPUTAR PERNAS E PASSA BATIDO.
ALGUÉM TEM A RESPOSTA?
E OUTRA AS LINHAS SÃO VENDIDAS LIVREMENTE E O BASEADO NÃO.
ALGUÉM SABE PORQUE?”

Envie seu Comentário