24 de julho, de 2019 | 14:00

Belo Oriente inicia 1ª fase do Programa Pró-Manancial

Nesta primeira etapa, estão sendo realizadas recuperação das estradas para a micro bacia do Córrego do Simplício, para evitar processos erosivos

Divulgação
Nesta etapa estão sendo realizadas recuperação das estradas para a micro bacia do Córrego do SimplícioNesta etapa estão sendo realizadas recuperação das estradas para a micro bacia do Córrego do Simplício

A administração de Belo Oriente iniciou a primeira etapa do Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-Mananciais nesta semana. O projeto é uma parceria do governo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), realizada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômica.

Nesta primeira etapa, estão sendo realizadas recuperação das estradas para a micro bacia do Córrego do Simplício, para evitar processos erosivos que possam danificar as nascentes responsáveis pelo abastecimento da Sede de Belo Oriente. Ao todo, serão 9 quilômetros de estradas recuperadas. Este trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Obras.

Também serão realizadas obras de cercamento e reflorestamento próximos a nascentes, cursos d’águas e riachos, além da construção de bacias de contenção de água da chuva, terraços em curva de nível e subsolagem dos terrenos. A previsão de conclusão dos trabalhos desenvolvidos pelo Pró-Manancial é de 12 meses, a partir da data de início das atividades.

Segundo o engenheiro Sanitarista e Ambiental, Júlio César Silva Duarte, consultor técnico da administração municipal, as barragens irão ajudar a aproveitar da melhor forma possível as águas das chuvas. “As barragens servirão para reter a água nas cabeceiras, se infiltrando no solo para abastecer o lençol freático, esse processo auxilia na recuperação das nascentes, ajudando no abastecimento de toda a sede do município”, afirma Júlio César.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário