21 de julho, de 2019 | 10:10

Ceresp de Ipatinga deve voltar a receber presos a partir de setembro

Atualmente, a unidade é ocupada apenas mulheres, porém, a expectativa é que em setembro volte a receber presos do sexo masculino

Wôlmer Ezequiel
São realizadas semanalmente reuniões com integrantes das comissões de Fiscalização e Execução, dentre eles, membros do Consep IntegradoSão realizadas semanalmente reuniões com integrantes das comissões de Fiscalização e Execução, dentre eles, membros do Consep Integrado

Interditado parcialmente após uma rebelião, que ocorreu há quase três anos, o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), de Ipatinga, ainda passa por obras de reforma e ampliação. Atualmente, a unidade é ocupada apenas mulheres, porém, a expectativa é que em setembro volte a receber presos do sexo masculino.

Após a última reunião das comissões de Execução e Fiscalização, realizada no dia 18 de julho, entre membros do Consep Integrado de Ipatinga, foi apresentado o balanço segundo o qual até o fim desse mês, o Bloco B da unidade deve ser concluído, o que irá abrir mais vagas para o recolhimento de pessoas que cometerem crimes na região.
A reforma do Ceresp Ipatinga é feita com recursos destinadas pela Vara de Execuções Criminais e de Precatórios Criminais da Comarca de Ipatinga, que autorizou a destinação de mais de um milhão de reais, provenientes da prestação de penas pecuniárias. O montante chega a R$ 995.829,99.

O engenheiro civil responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras, Daniel Cunha, informou ao Diário do Aço que as intervenções totais da carceragem estão 45% concluídas e da área técnica estão 40% prontas. “Ainda faltam ser executadas as obras da portaria, canil e a ampliação da carceragem. No total, serão seis pavilhões. O Bloco B está 90% concluído, e a previsão é que a partir de setembro será possível receber detentos. No final da intervenção, o Bloco B terá 132 vagas, mas por enquanto, terá apenas 80 detentos. E o Bloco A também terá 132 vagas, porém, ainda faltam quatro meses de obra. E após a conclusão dos serviços de ampliação, terão 184 novas vagas. Ou seja, ao todo teremos 448 vagas”, detalhou Daniel.

Reunião da comissão

Para o tesoureiro do Consep Integrado de Ipatinga, Cláudio Roberto Magalhães, que faz parte da Comissão de Execução do projeto da reforma do Ceresp, é um orgulho participar desse trabalho, que é extremamente importante para a sociedade. “Nós reunimos, junto ao Ministério Público, toda semana para analisar o que é preciso fazer e como será feito dentro do que foi projetado para a reforma do Ceresp, conforme o orçamento. Então temos que analisar todos os preços para estar dentro das exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Vamos ao local também para acompanhar de perto a execução das obras, que conta com duas comissões, uma de Fiscalização e uma de Execução. Vale ressaltar que é esse um trabalho voluntário”, explicou o tesoureiro.

Segurança

O diretor do Ceresp de Ipatinga, Marilton Carlos dos Anjos Gonzaga, acrescentou que a reforma é fundamental, porque vai contribuir para que agentes de segurança penitenciário, corpo técnico e administrativo da unidade tenham melhores condições de trabalho, além de oferecer um local mais adequado para receber os presos. “Trata-se de um ambiente tenso, de trabalho complexo e com um índice muito elevado de estresse. Então, essa obra vai trazer para todos o benefício de ter um local de trabalho melhor, após essas ampliações. E o surgimento dessas novas vagas também irá contribuir para amenizar os problemas de superlotação nas unidades prisionais da região e estado”, enfatizou Marilton.

Avaliação

Na avaliação do promotor de Justiça, Francisco Ângelo, a reforma e ampliação no Ceresp estão atrasadas em relação ao cronograma proposto, mas há recurso disponível, que está sendo muito utilizado e fiscalizado pelas comissões, por meio do Consep Integrado. “Os integrantes das comissões estão bem unidos com a finalidade de concluir as obras o quanto antes. Temos pelo menos seis celas praticamente prontas. O Ceresp tem várias frentes de trabalho. O Bloco B está praticamente pronto e deve ser entregue dentro de 30 dias. Já em relação ao Bloco A, espero que até o fim do ano esteja finalizado os serviços”.

Integrantes

Participaram da reunião, realizada na quinta-feira (18), membros do Consep Integrado: Cláudio Roberto Magalhães, advogado e tesoureiro; Gerson Paulino, presidente; Edson de Oliveira Cunha, vice-presidente; Ronisia Angélica da Silva, advogada e secretária; Kênia Gomes da Silva, advogada e assessoria jurídica. Também estiveram presentes Gerson Paulo Souza, servidor do estado e engenheiro civil responsável pelo desenvolvimento da obra; Daniel Cunha, engenheiro civil responsável pela elaboração dos projetos, planilhas e execução da obra; Marilton Carlos dos Anjos, diretor geral do Ceresp.

(Tiago Araújo-Repórter)

Mais:
Comissões de Execução e Fiscalização são formadas para reforma do Ceresp
Obras no Ceresp atrasam por falta de apoio do estado


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Andre Paroli

23 de julho, 2019 | 04:09

“Todos sabem do estrangulamento do sistema carcerário brasileiro, quê a meu ver so se resolve com legislação eficiente, mas isto e outra coisa, em relação ao CERESP sua eficácia em atender a região metropolitana se dará se for usado para o seu propósito , pois ali não e penitenciária para preso cumprir pena, se ele for sub utilizado para este fim, concerteza terá sua eficácia comprometida, e lamentável viver no país do improviso, vamos ver se na gestão do governo estadual atual, nao vamos ter mais do mesmo.”

Envie seu Comentário