18 de julho, de 2019 | 10:20

E o homem pisou na Lua

Conquista do solo lunar por missão norte-americana ocorreu há 50 anos

A Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo e a primeira a pousar na Lua, no dia 20 de julho de 1969.

GB Imagem
Os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin AldrinOs astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin
Tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins, a missão cumpriu a meta proposta pelo presidente John F. Kennedy, quando em 1962, perante o Congresso dos Estados Unidos, afirmou:

"Eu acredito que esta nação deve comprometer-se em alcançar a meta de colocar um homem na Lua antes do final da década (1970) e trazê-lo de volta à Terra em segurança".

Composta pelo módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço, a Apollo 11, com três tripulantes a bordo, foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, às 13h32 de 16 de julho, na ponta de um foguete Saturno V.

O evento ocorreu sob o olhar de centenas de milhares de espectadores que enchiam estradas, praias e campos em redor do Centro Espacial Kennedy e de milhões de espectadores pela televisão em todo o mundo, para a histórica missão de oito dias de duração, que culminou com as duas horas de caminhada de Armstrong e Aldrin no solo da Lua.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário