Expo Usipa 2024 02 - 728x90

18 de julho, de 2019 | 08:17

Toffoli pede informações sobre inquérito contra sargento da FAB

Defesa do sargento recorreu ao STF e afirmou que não conseguiu ter acesso à investigação militar em andamento

Álbum pessoal
O sargento Manoel Silva Rodrigues havia partido do Brasil em missão de apoio à viagem presidencial ao Japão para a reunião do G20, integrando a tripulação que ficaria em Sevilha, Espanha, onde ele foi preso ao desembarcar com o carregamento O sargento Manoel Silva Rodrigues havia partido do Brasil em missão de apoio à viagem presidencial ao Japão para a reunião do G20, integrando a tripulação que ficaria em Sevilha, Espanha, onde ele foi preso ao desembarcar com o carregamento

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, pediu nesta quarta-feira (17) informações à Justiça Militar sobre a petição feita pela defesa do sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues para ter acesso à investigação aberta sobre o militar. Rodrigues foi preso em Sevilha, na Espanha, com 39 quilos de cocaína, quando passava pelo controle alfandegário.

Na segunda-feira (15), a defesa do sargento recorreu ao STF e afirmou que não conseguiu ter acesso à investigação militar em andamento. Após receber a manifestação, o ministro deverá decidir o caso.

"Oficie-se ao juízo da 2ª Auditoria Militar da 11ª Circunscrição da Justiça Militar para que informe ao Supremo Tribunal Federal, com urgência, se foi fornecido ao impetrante o número do Inquérito Policial Militar instaurado em desfavor do ora paciente e que tramita sob segredo de justiça", decidiu Toffoli.
Droga foi encontrada no aeroporto espanhol, em bagagem pessoal do sargento da FAB Droga foi encontrada no aeroporto espanhol, em bagagem pessoal do sargento da FAB

Na semana passada, o mesmo pedido foi protocolado no Superior Tribunal Militar (STM), mas não chegou a ser julgado. O vice-presidente do STM, ministro José Barroso Filho, arquivou o pedido por motivos processuais.

Quando foi preso, o sargento havia partido do Brasil em missão de apoio à viagem presidencial ao Japão para a reunião do G20, integrando a tripulação que ficaria em Sevilha. O sargento foi acusado pelas autoridades espanholas por crime contra a saúde pública, categoria em que se encontra o tráfico de drogas.

De acordo com a FAB, o inquérito para apurar o episódio deve ficar pronto em até 40 dias. O resultado deve ser encaminhado ao Ministério Público Militar (MPM), que poderá, então, abrir uma denúncia-crime contra o sargento da Aeronáutica. Autoridades espanholas avaliam em 1,3 milhões de euros o valor dos 39 quilos da droga apreendidos com o militar brasileiro. (André Richter - Repórter da Agência Brasil )

Já publicado:
Aeronáutica se recusa a dizer se militar detido com cocaína na Espanha foi revistado no Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ane Caroline

18 de julho, 2019 | 08:39

“Militarismo é isso, fazem o que querem ninguém fica sabendo de nada e ai de quem cobrar alguma coisa. A cabeça do Toffoli está a prêmio.”

Envie seu Comentário