17 de julho, de 2019 | 10:15

Rubim do Bandolim em Guanhães

Ciclo Cênico Musical leva grupo de choro para o ‘Arte e Movimento’

A circulação do Ciclo Cênico Musical – Arte em Movimento chega a Guanhães nesta quinta-feira (18), às 21h. Na bagagem, a virtuose de Rubim do Bandolim e Grupo, para uma apresentação especial dentro da programação do Quinta na Praça, realizada semanalmente pelo departamento de cultura local. O palco será montado na Praça JK, no centro da cidade.

A circulação musical do Ciclo Cênico começou em novembro de 2018 e já passou pelas cidades de Açucena, Belo Oriente, Catas Altas, Periquito e Santa Bárbara, levando grupos de música instrumental identificados na região do Vale do Aço.

Gustavo Lyra/ACS CCM-AM
Rubim do Bandolim e grupo apresentam o melhor do chorinhoRubim do Bandolim e grupo apresentam o melhor do chorinho
Além disso, promoveu a apresentação de grupos locais, como em Açucena, que contou com participação dos alunos do projeto Mais Música, regidos pelo maestro Onofre Raul, e em Periquito, com participação da Banda da Cidade, regida pelo maestro Éverson Salazar.

O grupo que vai se apresentar em Guanhães reúne instrumentistas de Timóteo e Ipatinga. O multi-instrumentista, compositor e arranjador Rubim do Bandolim aprendeu os primeiros acordes com o pai.

Cursou iniciação a teoria musical na Corporação Musical Santa Cecília, em Ipatinga, e com o maestro Rosendo, em Timóteo. O artista desenvolveu uma técnica apurada na execução do bandolim e tem um profundo conhecimento em teoria musical, harmonia, melodia e ritmos.

Já se apresentou com importantes nomes da música nacional, como Márvio Ciribelli, Altamiro Carrilho, Silvério Pontes e Zé da Velha, Hamilton de Holanda e vários outros.

Atualmente, ministra aulas de instrumentos e teoria musical e atua como solista do Grupo Flor de Abacate, de Belo Horizonte. Na apresentação em Guanhães, Rubim estará acompanhado por Fabiano Cruz, Marcelo Almeida e Carlos Vinícius Abreu.

O Ciclo Cênico Musical – Arte em Movimento tem patrocínio da Cenibra (Lei Federal de Incentivo à Cultura). O projeto conta com o apoio do Instituto Cenibra, Prefeitura de Guanhães, Associação Pró-Cultura de Ipatinga e Grupo Boca de Cena. A produção é de Claudinei de Souza, com realização de Marilda Lyra e Ministério da Cidadania.

SERVIÇO:
Quinta na Praça
Rubim do Bandolim e Grupo
Ciclo Cênico Musical – Arte em Movimento
Quinta-feira (18) – 21h
Praça JK – Guanhães
Entrada franca
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário