15 de julho, de 2019 | 14:37

Parque Estadual do Rio Doce celebra 75 anos com Romaria Ecológica

O acesso à portaria para visitantes ao Parque Estadual do Rio Doce, aberta o ano todo, é feito pela MG-760

Divulgação
As atividades do aniversário do Perd também contaram a celebração de missas As atividades do aniversário do Perd também contaram a celebração de missas

Em comemoração ao aniversário de criação do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), que completou 75 anos nesse domingo (14), foi realizada a Romaria Ecológica Diocesana Dom Helvécio. O evento foi promovido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), os municípios de Marliéria, Timóteo e Dionísio e a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

O evento teve como objetivo resgatar os fatos históricos e religiosos do século passado, relembrando o esforço do bispo Dom Helvécio para a criação do Parque Estadual do Rio Doce e o fortalecimento da participação das comunidades na proteção da unidade de conservação. As atividades festivas contaram com a participação de prefeitos da região, vereadores e dentre outras autoridades.

Programação
A programação de aniversário teve início no dia 10, com a realização de missas e encerrou no sábado (13), quando houve a 26ª Romaria Ecológica de Marliéria, 18ª Romaria Ecológica de Dionísio e a 16ª romaria Ecológica de Timóteo.
As atividades de sábado tiveram início com a saída da imagem de Nossa Senhora da Saúde da Igreja Matriz. Em seguida, houve a primeira parada da Romaria Ecológica no Pico do Jacroá, onde teve a bênção aos cavaleiros. A segunda parada foi na Fazenda Juca de Nelson. Horas depois foi realizada a bênção aos cavaleiros na Igreja da Comunidade de Santa Rita. Já às 11h, houve o encontro das Romarias Ecológicas de Marliéria, Dionísio e Timóteo na entrada do Perd. Após a chegada ao parque, foi promovida a liturgia eucarística e recondução da imagem de Nossa Senhora da Saúde à Capela.

Perd
Inserido nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo, o Perd abriga a maior floresta tropical de Minas Gerais, em seus 35.970 hectares, e é a primeira unidade de conservação estadual criada em Minas pelo Decreto Lei nº 1.119, assinado em 14 de julho de 1944.

O acesso à portaria para visitantes ao Parque Estadual do Rio Doce, aberta o ano todo, é feito pela MG-760. De Timóteo, segue-se em estrada asfaltada, pelo distrito de Cava Grande, e povoado de Santo Antônio da Mata, em Marliéria. Depois são mais 15 quilômetros em estrada de terra até a portaria do Perd. Outro caminho é via Marliéria e Pico do Jacroá. Para quem vem de Belo Horizonte, pela BR-381, o acesso pode ser feito no trevo de Jaguaraçu para Marliéria. Da sede do município via Pico do Jacroá até a portaria são 12 quilômetros de estrada de terra. Outra possibilidade é seguir pela BR-262 até o trevo de São José do Goiabal, onde há a entrada para a MG-760. Além de área de camping o parque possui acomodações em um hotel e outras formas de hospedagem. Contatos podem ser feitos pelo (31) 3822-3006.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ricardo

16 de julho, 2019 | 13:01

“Enquanto as sábias autoridades defendem a preservação do parque, de sua fauna e flora, a preservação das espécimes aquáticas estão sendo dizimadas pelas espécimes alóctones, (tucunarés, carás do amazonas) estão
acabando com os peixes de nossa região. E os sábios insistem em não autorizar a pesca na lagoa do bispo.
Deixando assim, de gerar divisas para o parque com o turismo da pesca.
Quanta ignorância......”

Envie seu Comentário