15 de julho, de 2019 | 14:25

Quais profissões que estarão em alta nos próximos anos?

Celso Bazzola*


Algumas profissões prometem marcar forte presença no mercado futuro. Existem profissões que se destacam e que devem ter uma boa procura durante os próximos anos. Para responder à questão e definir os setores que se destacarão são necessárias algumas análises.

O que leva a definirmos algumas carreiras promissoras para o próximo ano são as tendências de mercado e a economia do país. As necessidades e mudanças de comportamento também influenciam nessa análise.

Aí vale um alerta, não é porque estas profissões estão valorizadas que se deve correr atrás das mesmas, existe neste caminho mais um ponto muito importante, a vocação. Geralmente por influências externas, em muitos casos os profissionais optam pelo dinheiro e o resultado pode ser desastroso. Mas, vamos as áreas de destaque:

Agroecólogo - profissional que combina conhecimentos de sustentabilidade com agroindústria.

Gerontólogo – atua não só com a saúde de pessoas idosas, mas também com a felicidade e o bem-estar delas.

Analista de BI (Business Inteligent) - tem capacidade de interpretar dados e entender os comportamentos de consumo.

Técnico em drones - especializado em pilotar esse tipo de aeronave não tripulada para serviços na parte de segurança, fotos e filmagens, análise de campo e solo, etc.

Desenvolvedor mobile – profissional que desenvolve softwares para dispositivos móveis

Cientista de dados - papel decisivo para o futuro de muitas empresas, pois utiliza seus conhecimentos estatísticos e matemáticos para resolver problemas de negócios e identificar tendências capazes de alavancar os resultados da companhia.

Analista de mídias digitais - ajuda a buscar por meio do engajamento o bom relacionamento por meio das redes sociais digitais.

Biotecnologista - pode trabalhar com o melhoramento da produção agrícola, com o controle de qualidade e desenvolvimento de remédios.

Designer de games - consiste em criar e desenvolver jogos eletrônicos para diversas plataformas, seja ele para treinamento ou entretenimento

Conselheiro - seu papel é sugerir melhorias para a governança corporativa, com base nos seus conhecimentos técnicos de controladoria, finanças e contabilidade e vivência de mercado.

Porém, não devemos alterar os planos profissionais para outras carreiras apenas por tendências, considero que mais importante é avaliar suas habilidades e paixão, assim, com certeza, o sucesso será inevitável.
Várias profissões tiveram seus momentos de destaque e depois entraram em baixa, já outras estão presentes nas empresas em destaque até hoje. O importante também é se manter atualizado, sendo que muitas delas sofreram mudanças graças os avanços das técnicas, tecnologia, estratégia, competitividade, entre outras variáveis que fazem as pessoas se destacarem ou não.

* Diretor executivo da Bazz Estratégia de Recursos Humanos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário