Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de julho, de 2019 | 18:00

Parlamentar defende melhorias para o Perd

O parlamentar destacou a necessidade da conclusão da pavimentação da MG-760, rodovia que dá acesso ao Perd

Divulgação
Celinho Sinttrocel e Antônio Augusto Melo Malard, diretor-geral do IEF, discutiram sobre melhorias no Parque Estadual do Rio DoceCelinho Sinttrocel e Antônio Augusto Melo Malard, diretor-geral do IEF, discutiram sobre melhorias no Parque Estadual do Rio Doce

O deputado estadual Celinho Sinttrocel (PCdoB) reuniu-se nesta semana com o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Augusto Melo Malard, para falar sobre o Parque Estadual do Rio Doce (Perd), o maior patrimônio ambiental de Minas Gerais instalado na Região do Colar Metropolitano do Vale do Aço.

Neste domingo (14), o Perd completa 75 anos, sendo a primeira unidade de conservação do Estado, com 35.970 hectares, abrigando a maior floresta tropical de Minas, com uma biodiversidade exuberante e um notável sistema lacustre, composto por mais de 40 lagoas naturais.

Durante o encontro, Celinho apresentou ao diretor do IEF algumas sugestões que visam melhorar a manutenção das instalações do parque, bem como fomentar as visitas ao equipamento de turismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

O parlamentar destacou a necessidade da conclusão da pavimentação da MG-760, rodovia que dá acesso ao Perd, como também a melhoria no acesso pela Estrada Parque Bispo Dom Helvécio, passando pelo Mirante do Jacroá, outro importante equipamento de turismo regional.

Celinho enfatizou ainda que é necessária a revitalização do restaurante interno do Perd e implantação de novos atrativos, ampliação da área de camping, fortalecimento do comércio de artesanato local e roteiros próprios para o turismo pedagógico para a educação fundamental e média.

O deputado apontou ainda a necessidade de uma revisão das tarifas de entrada ao Parque Estadual do Rio Doce com adoção de gratuidade para segmentos sociais distintos e específicos como crianças, idosos e portadores de necessidades especiais, além de professores, estudantes e pesquisadores e moradores do entorno do Perd.

O diretor do IEF foi receptivo às sugestões do deputado e se comprometeu a estudá-las para futuros projetos de melhorias no Parque, principalmente com a sua inclusão no Programa de Concessões de Parques do Governo de Minas, informou o parlamentar.

O vereador de Timóteo, Adriano Alvarenga, acompanhou Celinho na reunião, considerando que o município também tem fronteiras com o Parque e interesses no desenvolvimento sustentável das comunidades vizinhas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário