Comerciários não autorizam trabalho nos feriados

A entidade divulgou que acatou a decisão dos trabalhadores e, com isso, não assinará Convenção Coletiva com o sindicato representante dos lojistas

Conforme consulta realizada nos dias 3 e 4 deste mês, pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga (Seci), os empregados das lojas do Shopping Vale do Aço não aceitaram a proposta de acordo patronal para utilização da mão de obra em dias de feriados.

A entidade divulgou que acatou a decisão dos trabalhadores e, com isso, não assinará Convenção Coletiva com o sindicato representante dos lojistas. Essa autorização é necessária em todo o comércio, pois conforme a Lei 11.603/2007, o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral é permitido desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho.

“Já temos algumas ações judiciais em curso por causa de descumprimento da norma”, afirma o coordenador geral do Seci, Aurélio Moreira de Sousa. Segundo ele, o sindicato tem observado o funcionamento do comércio, inclusive nos feriados e atua principalmente por meio de denúncias dos comerciários. Em caso de descumprimento, o sindicalista lembra que o trabalhador pode acumular provas para entrar com processo judicial, como notas fiscais, cupons, foto do cartão de ponto, aviso de funcionamento, dentre outras. “O Seci continuará tomando as medidas necessárias para resguardar que o direito dos comerciários seja respeitado”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO