11 de julho, de 2019 | 12:42

Mais Música em Açucena

Apresentação da Banda de Música vai agitar a cidade nesta sexta-feira

A Praça Edson de Miranda, no centro de Açucena, receberá nesta sexta-feira (12), às 19h, mais de 200 músicos para o ponto culminante do Programa Mais Música, realizado na cidade desde junho de 2018 e que ofereceu ensino de música gratuita no Centro Cultural de Açucena.

Divulgação/ACS PMM
O Mais Música resultou na formação de uma banda local em AçucenaO Mais Música resultou na formação de uma banda local em Açucena
Nesta sexta-feira o público verá uma iniciativa inédita: uma banda com músicos locais. Os alunos vão se apresentar no palco principal do projeto, além de outras corporações. Antes, o Encontro de Bandas de Música acontecia sem uma banda anfitriã.

Corporações Musicais das cidades vizinhas prometem emocionar o público e preservar a tradição musical instrumental mineira.

O Programa Mais Música tem patrocínio cultural da Cenibra (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com apoio da Prefeitura de Açucena e do Instituto Cenibra, e é realizado pela Criativo Produções e Ministério da Cidadania.

Divulgação/ACS PMM
A ação visa formar público ouvinte, conhecedores de gêneros musicais com pouco espaço na mídia, promovendo momentos de alegria para a população. Os alunos receberam todo o aporte necessário para o funcionamento da banda. O aprendizado gratuito incluiu instrumentos como flauta doce, saxofone, trompete, clarinete, trombone, flauta, transversal e percussão.

A iniciativa visa dar acesso ao aprendizado musical de forma contínua de qualidade para os interessados. Houve uma grande procura pelo ensino, resultando na criação de uma Banda de Música local.

A proposta do Encontro de Bandas de Açucena é ser um evento diferenciado, rico em musicalidade, permitindo ao público conhecer o trabalho realizado nesse período, além de assistir uma apresentação dos alunos de flauta doce que promete encantar o público.

Todo esse processo visa apresentar ao público o trabalho das tradicionais Bandas de Música de Minas Gerais, uma das manifestações mais expressivas da cultura mineira. “Através do Mais Música, promovemos a formação e o intercâmbio entre músicos e valorizamos o artista e a arte", diz o gestor cultural Bruno Minafra.

Divulgação/ACS PMM
Os moradores de Açucena e região estão convidados a encher a praça no centro de Açucena, apreciar as apresentações musicais e a valorização da cultura. Uma estrutura estará preparada para receber o público e muita música de qualidade. Toda a programação é gratuita.

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura, Minas Gerais tem mais de 800 corporações, que reúnem cerca de 30 mil músicos de várias idades. As bandas civis são essenciais na vida musical, social e cultural do interior de Minas, dando continuidade e preservando um estilo sonoro tradicional.

SERVIÇO:
Apresentação de Música de Açucena
Encontro de Bandas de Música de Açucena
Sexta-feira (12) – 19h
Praça Édson de Miranda – Centro – Açucena
Entrada Franca
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário