09 de julho, de 2019 | 13:29

Presos em Ipaba fazem ''greve de fome''

Reclusos da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho estão amotinados como confirma a Secretaria de Estado de Administração Prisional

Reprodução vídeo
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um preso denuncia supostos maus tratosEm um vídeo divulgado nas redes sociais, um preso denuncia supostos maus tratos

Os presos da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (PDMC), em Ipaba, estão amotinados desde a segunda-feira (8). Eles estão fazendo greve de fome e denunciam que estão sendo agredidos por agentes prisionais, situação negada pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) no fim da manhã.

Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, um homem com o rosto coberto com camisa, dizendo estar recolhido na PDMC, denuncia supostos maus tratos aos reclusos. Ele alega que haveria presos feridos em uma ação de agentes da penitenciária. O autor do vídeo confirma que estão todos de greve de fome.

Com a divulgação do vídeo realizado com um celular, familiares dos presos da PMDC estão na porta da unidade exigindo mais informações. Outras pessoas entraram em contato com o Diário do Aço para relatar o problema na Penitenciária Dênio Moreira.

O Diário do Aço entrou em contato com a assessoria da Seap. Por meio de nota, a secretaria confirmou o motim na unidade. Os internos de dois pavilhões se recusaram a receber o café da manhã na segunda-feira. Ao longo do dia outros dois pavilhões aderiram ao movimento de recusa de alimentação.

Ainda, no início da noite, um preso passou mal e foi encaminhado para atendimento médico em uma unidade de pronto atendimento. O interno foi medicado e retornou para a penitenciária às 20h.

Queima de colchões
Os presos iniciaram um princípio de motim com a queima de colchões em três celas. A ação foi controlada rapidamente pelos agentes de segurança penitenciários da unidade prisional, sem a ocorrência de feridos. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) esclarece que não houve reféns e, portanto, trata-se de motim e não de rebelião.

De acordo com a nota, a direção-geral da unidade acompanha o movimento da greve de fome, que se estende até o momento. Um procedimento interno foi aberto para o levantamento dos danos ao patrimônio. A Sejusp esclarece que não há falta de água na penitenciária, apesar de existir manutenção da rede de distribuição sendo realizada na região.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lula

10 de julho, 2019 | 10:08

“Que a greve comece já, precisamos de cadeias vazias, mas por favor não coma mesmo, nem tome água, o povo do Vale do Aço agradece.”

Palhaço

10 de julho, 2019 | 09:13

“E completando meu comentário. A UPA já esta sobrecarregada, pois hospitais da região não estão atendendo, levem os presos para Caratinga, por que ate nisso eles tem privilegio por que tem que passar na frente.”

Palhaço

10 de julho, 2019 | 09:09

“Não querem comer, que não comam. Mais eu acho que ja que não querem, não devem nem levar o marmitex.
Cortem a energia depois das 18 de dentro das celas também, recolham as televisões, celulares... castigo e castigo ue. Reclama de tudo, mais celular com sinal bom de internet tem kkkkk nem o povo do Cidade Nova tem internet tão boa assim kkkkk. Aproveita que ta calor, liberem o banho frio para depois das 20:00.”

Bolsonaro

09 de julho, 2019 | 22:22

“Por mim que vão todos se lascar,enquanto estão rejeitando alimentos tem pai de família passando fome aqui fora e quem tiver com pena pega e leva para casa.”

O Rappa

09 de julho, 2019 | 21:50

“Morri”

Estefania

09 de julho, 2019 | 20:22

“Alguém sabe quais pavilhões estão envolvidos?”

Bolsomito

09 de julho, 2019 | 19:48

“Deixar morrer de fome, ótimo dia a todos, aquele abraço”

Tinho

09 de julho, 2019 | 19:08

“Com exceção daqueles que cometeram algum "crime" na impulsividade, no calor do momento, morro de dó, mas nem ligo. Bom que economiza grana do pagador de impostos que custaria a alimentação deles.”

Tathyany

09 de julho, 2019 | 18:00

“Essa Rayane tá no mundo da lua só pode.
Quem quer fazer greve de fome são os presos.
Se eles querem fazer greve, deixam eles fazerem, bom que faz um regime.”

Isuperio da Paz

09 de julho, 2019 | 17:48

“Bom que o Estado economiza.
Se os presos não querem, não tem de obrigá-los, é só parar de alimentar.
Fazem nada de útil mesmo.
Seria melhor o Estado mandar os alimentos para quem verdadeiramente precisam e não para estes ai, que deviam pagar por estar lá, causando em suma prejuízo para o Estado.”

Trump de Ipatinga

09 de julho, 2019 | 16:45

“Eu aposto que logo logo vai aparecer determinada entidade de classe e a Comissão de Direitos aos Homicidas para prestarem solidariedade e fazerem uma vistoria no local... Casa, comida e roupa lavada não basta... Daqui a pouco coloca fogo nos ônibus que a mãe deles usam para trabalhar todos os dias.”

Soares

09 de julho, 2019 | 16:34

“e todos inocentes olhar a conversa do cara toda comunidade do crime.ta fechada com eles por min q eles fiquem sem almoço tem muito pai de família trabalhando no cabo da enxada e não tem o almoço q vcs tem.”

Roberto

09 de julho, 2019 | 15:38

“Rayane , ñ sei o motivo de vc está defendendo essa raça , primeiro vc tem q saber da veracidade das acusações antes de criticar , outra coisa, pq vc também ñ vai na csa das vítimas desses "anjinhos" q estão lá presos pra saber se eles precisam de ajuda (alimentos, psicologo) , provavelmente vc nunca foi vítima de um crime , Pimenta no olho do outro é
refresco , ta havendo inversão de valores . Coitado do brasileiro honesto perdeu o valor .”

Barrabas

09 de julho, 2019 | 15:20

“As coisas la nao esta tao ruim assim tem celular estao recusando comida cafe muitos aqui fora nao tem nada disto.”

Rayane

09 de julho, 2019 | 14:25

“Gente independente de ser cometido crime são Seres humanos e muitos tão lá tbm inocente podia ser qualquer um de vcs ou familiares todos estamos sujeitos a algo assim fica fácil ninguém tem que passar fome sem água sofrendo maus tratos e fica calado não isso e uma injustiça e vcs aí que estão jugando e falando mau não são obrigados a apoiar mas tbm não julgue nem atire pedras poderia ser qualquer um todos merecem respeito....”

Arthur

09 de julho, 2019 | 14:24

“Pra começar... onde eles tiraram celular pra fazer video???”

Envie seu Comentário