05 de julho, de 2019 | 20:00

Segurança Pública receberá mais de R$ 2 milhões em bens pela Força Nacional

O evento contou com a participação do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, e do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro

Corpo de Bombeiros
 Mais de 20 bombeiros militares de Minas participaram do trabalho de ajuda humanitária em Moçambique Mais de 20 bombeiros militares de Minas participaram do trabalho de ajuda humanitária em Moçambique

O Estado de Minas Gerais vai receber R$ 2,1 milhões em bens doados pela Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). O secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Alexandre Leão, esteve presente na solenidade para oficialização do repasse de equipamentos, em Brasília, nesta semana. O evento contou com a participação do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, e do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro.

“O alinhamento com a política nacional é importante, e inclui essa troca e compartilhamento de conhecimentos, materiais e expertises. As forças de segurança de Minas Gerais estão dispostas a ajudar no que for preciso e estes materiais irão contribuir com o trabalho da Polícia Militar no estado” destaca o adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Alexandre Leão.

Entre os 93 tipos diferentes de bens doados ao Estado – que somam 25 mil unidades - estão cinco pick-ups, dois micro-ônibus, munições de diversos calibres e armas (espingardas, pistolas e fuzis). Minas também receberá equipamentos de proteção individual como escudos, bastões, capacetes, coturnos, coldres, luvas táticas, cotoveleiras, joelheiras, sacos de dormir, cintos, mochilas, binóculos e GPS. Só em coletes balísticos, serão recebidas 79 unidades. Os materiais devem chegar até o início da próxima semana.

A doação ocorre por meio de Convênio de Cooperação Federativa, pelo qual os Estados cedem servidores dos órgãos de Segurança Pública para atividades no governo federal, principalmente na Força Nacional, e recebem equipamentos de contrapartida. Atualmente há 28 servidores das Forças de Segurança de Minas cedidos à União (15 policiais militares, 10 policiais civis e três bombeiros).

O objetivo da iniciativa, segundo o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, é dar transparência à gestão dos bens públicos que podem ser doados, em especial, os materiais sob a guarda e conservação da Força Nacional, que estão em depósito.

O assessor institucional da Polícia Militar na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, tenente coronel Eugênio Valadares, reitera a importância dos itens recebidos para a Polícia Militar e afirma que “os equipamentos vão somar nas atividades operacionais preventivas e repressivas, potencializando o desempenho da PM”.

Ajuda humanitária em Moçambique

Um importante exemplo do apoio de Minas ao governo federal ocorreu recentemente, após a passagem de ciclones em Moçambique, em março e abril deste ano. Mais de 20 bombeiros militares, que trabalharam no resgate de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, se juntaram a um grupo de outros 20 bombeiros da equipe de busca e salvamentos da Força Nacional de Segurança Pública, para atuar no resgate às vítimas dos ciclones que atingiram a região africana, deixando centenas de mortos e milhares de desabrigados.

A experiência dos bombeiros mineiros em ações de Defesa Civil foi o grande diferencial na missão para diminuir os efeitos do impacto secundário no pós-tragédia em Moçambique.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jair

06 de julho, 2019 | 09:27

“Essa é um novo país , parabéns Moro”

Envie seu Comentário