Expo Usipa 2024 02 - 728x90

05 de julho, de 2019 | 16:30

Timóteo recebe Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais

De julho a agosto, estão previstas onze ações ambientais educativas abrangendo várias regionais

Divulgação
Ação de representantes do PIEA mobiliza comunidade sobre cuidados necessários no período de tempo secoAção de representantes do PIEA mobiliza comunidade sobre cuidados necessários no período de tempo seco

Os parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo (PIEA) estão promovendo a Campanha de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais. A ação objetiva a maior conscientização da população sobre os riscos de incêndios florestais com a chegada do tempo seco, tanto na cidade como na área rural. O PIEA orienta que a ocorrência de incêndios florestais, além do desequilíbrio ambiental, coloca a saúde e a vida das pessoas em risco.

De julho a agosto, estão previstas onze ações ambientais educativas abrangendo várias regionais. As atividades serão realizadas no período da manhã, a partir das 8h. A comunidade do Distrito de Cachoeira do Vale será a primeira contemplada com orientações e distribuição de panfletos nos dias 9 e 10 de julho. No dia 16, a ação será realizada nos bairros Ana Rita e Esplanada, informou a administração de Timóteo.

Os moradores dos bairros Novo Tempo e Bandeirantes recebem os parceiros do PIEA no dia 17. Nos dias 23 e 24 de julho serão contempladas, respectivamente, as comunidades do Novo Horizonte e Primavera. No mês de agosto, a agenda das ações ambientais é a seguinte: dias 1 e 2, bairros da Regional Leste; dia 8, São Cristóvão e Vale Verde; dia 15, João XXIII; e, dia 16, Petrópolis.

Danos
Os incêndios florestais aumentam a poluição do ar; destroem as matas e causam perda da biodiversidade; interrompem o fornecimento de energia, destroem casas, cercas e equipamentos; provocam acidentes de trânsito e prejudicam a aviação; atingem a produção; comprometem o ciclo hidrológico e o sistema climático regional; prejudicam a recuperação das áreas verdes, expõem o solo à força da chuva, aumentando a erosão; provocam assoreamento dos rios e inundações, possibilitam o carreamento de material para vias públicas; deixam a paisagem sem atrativo.

Os parceiros do PIEA também alertam sobre cuidados necessários para a prevenção de incêndios, como não brincar com fogo; descartar pontas de cigarro e fósforos perto de vegetação; não colocar fogo no lixo no fundo de quintal e em áreas públicas; verificar se as brasas estão apagadas ao usar fogo para churrasco; fazer aceiros se possuir uma propriedade rural; e tomar cuidado com produtos inflamáveis.

O PIEA ressalta que, ao menor sinal de fumaça, as autoridades competentes devem ser avisadas. Os telefones de contatos são: Corpo de Bombeiros Militar, 193; PMMG: Net denúncia, Disque Denúncia 181; Prefeitura: Limpeza Urbana - 3847-4776, Meio Ambiente – 3847-4786 e Ouvidoria – 3847-4780.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário