Hospital Dr. José Maria Morais completa dois anos

São realizadas aproximadamente 80 cirurgias no mês, dentre elas cirurgias geral, colecistectomia (retirada da vesícula biliar), cirurgia de hérnia, entre outros procedimentos

Divulgação PMCF


Na próxima semana haverá uma programação celebrando os dois anos do hospital sob a gestão do governo municipal

Neste mês de julho, o Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM) completa dois anos de funcionamento, prestando assistência médico-hospitalar sob a gestão da administração municipal de Coronel Fabriciano. Neste domingo (7), às 18h30, o HJMM inicia as comemorações com um Luau de ação de Graças. O objetivo é lembrar os desafios enfrentados e as conquistas obtidas nestes dois anos. Durante toda a semana, haverá uma programação especial para a população, informou o governo.

“Estamos batalhando muito para manter este hospital aberto, pois sabemos o quanto ele é necessário não só para o cidadão de Fabriciano, mas até mesmo para as pessoas das cidades vizinhas. Hoje a saúde de Coronel Fabriciano ainda tem muitos desafios por falta de repasse de verba por parte do Estado, mas estamos conseguindo dia após dia prestar um atendimento de qualidade e humanizado para a população. Só quem verdadeiramente usa a saúde de Fabriciano sabe o quanto já avançamos nestes dois anos, e estamos trabalhando para continuar sendo avaliada como a melhor saúde pública da região”, afirma o prefeito Marcos Vinicius.

Hospital
Devido à constante instabilidade e ausência de repasses públicos por parte do Governo Estadual, o hospital, até então denominado São Camilo, funcionava sob ameaças de fechamento. Com isso, em 2017, no fim do contrato entre a Secretaria de Estado de Minas Gerais e o Hospital São Camilo, a administração atual assumiu a gestão do atual HJMM.
Entre os avanços que o hospital trouxe para a região, nestes dois anos, destaca-se o fim dos vazios assistenciais. Atualmente, o HJMM realiza em média 100 atendimentos por dia e possui uma estrutura contendo 60 leitos, sendo 10 voltados para UTI adulto, detalhou o governo municipal.

São realizadas aproximadamente 80 cirurgias no mês, dentre elas cirurgias geral, colecistectomia (retirada da vesícula biliar), cirurgia de hérnia, entre outros procedimentos. Além disso, aproximadamente mais 700 pacientes já participaram das cirurgias de cataratas, zerando as filas de espera.

Outro ponto a se destacar é a realização da cirurgia ortopédica, pois antes era preciso transferir os pacientes para outros municípios, uma vez que o ambiente não dispunha de uma estrutura adequada. Hoje, praticamente 99,9% de todas as cirurgias ortopédicas são realizadas pelo HJMM, exceto cirurgias de alta complexidade, considerando o perfil de médica complexidade do hospital.

De acordo com a Diretora Executiva do HJMM, Kátia Barbalho, a construção da maternidade é um projeto desejado por todos. “O projeto já se encontra em posse do município, restando apenas a negociação com a Secretaria de Estado em relação aos investimentos necessários para a estruturação e o financiamento. A maternidade é um sonho para todos, pois nossas crianças vão voltar a nascer aqui; estamos trabalhando muito para que esse sonho se torne realidade”, disse.

Pediatria
Conforme a administração de Coronel Fabriciano, na terça-feira (9) será assinado o termo de doação para iniciar a reforma da pediatria, doada pela empresa RCS Eirelli. A obra tem como objetivo humanizar o ambiente e deixá-lo mais agradável para as crianças.

Jardim
O Jardim Terapêutico, localizado nas dependências do HJMM, será entregue à população na quarta-feira (10), às 14h. A ideia é promover um espaço harmônico para pacientes e acompanhantes, além de propiciar o estreitamento de laços terapêuticos do homem com a natureza.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO